Museus para a igualdade: diversidade e inclusão

Os museus iniciaram o ano com o anúncio do ICOM (Conselho Internacional dos Museus) para o tema da edição 2020 do Dia Internacional dos Museus.

“Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão” será, assim, a temática que norteará as comemorações, a decorrer em maio, do presente ano, bem como as propostas de programação cultural destas instituições culturais.

Não é a primeira vez que um organismo internacional adota esta matéria para a discussão no panorama das instituições culturais. Recorde-se que, em 2015, a Organização Mundial do Turismo definiu como tema “Turismo para Todos – Promover a Acessibilidade Universal” para as comemorações do Dia Mundial do Turismo (27 de setembro).

A escolha destes temas, assim como os que se prendem com a sustentabilidade ambiental têm, cada vez mais, estado em cima da mesa destes organismos.

Se, outrora, a preocupação no domínio dos grandes museus internacionais assentava essencialmente em matérias de conservação e investigação, atualmente as questões como a educação, a ação social e a inclusão, se discutem cada vez mais nestes espaços. Tal fenómeno é revelador de que os museus se encontram mais abertos para os contextos onde estão inseridos e para as mudanças sociais e ambientais que se sucedem a grande velocidade.

Recorde-se o cenário do pós Segunda Guerra Mundial e a tentativa de reunificação das nações depois das feridas deixadas pelo grande conflito que destruiu tanto património. Foi este cenário que deu lugar, mais tarde, à criação de organismos como a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), e, consequentemente, ao ICOM.

Recordem-se, também, os movimentos e as manifestações dos anos 60 do século XX e a afirmação das minorias, ditando a mudança no pensamento museológico e guiando os primeiros caminhos da Nova Museologia (mais participativa socialmente e acessível as camadas não elitistas).

No cenário atual, as matérias em torno da igualdade, da inclusão e dos movimentos sociais (de que as migrações e os refugiados são alguns exemplos) são discutidas e repensadas, cabendo aos museus e demais instituições culturais uma boa parte dessa discussão e participação.

No tocante, em concreto, à prática da acessibilidade, é visível a aposta municipal nos seus equipamentos e nas suas ações. Ao longo dos seus anos de atividade, o MCCB, tem recebido diversas equipas técnicas de outros municípios, bem como investigadores, que, tendo este museu como uma referência, pretendem conhecer as boas práticas disponibilizadas.

Tratando-se de um trabalho inacabado e em permanente melhoria, recordamos a iniciativa promovida pelo Município da Batalha, através do Museu, no do Dia Mundial do Braille, assinalado a 4 de janeiro. A atividade trouxe diversos associados da ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal) – Delegação de Leiria a participar num circuito sensorial pela vila. A atividade pretendeu, não só dar a conhecer o património a pessoas que nem sempre têm ocasião de o usufruir, como potenciar experiências sensoriais em vários locais (Museu, Igreja Matriz, Pelourinho, Capelas Imperfeitas, estátuas, jardins…). A atividade visou também ouvir as propostas e sugestões de melhoria por parte de pessoas cegas e com baixa visão, para a consideração de eventuais intervenções que potenciem o bom usufruto de todos os que visitam a vila.

Com esta reflexão, queremos reforçar que os museus são instituições vivas e que têm a função de ser mediadores entre património cultural e as pessoas, envolvendo-as e intervindo na ação cívica.


NESTA SECÇÃO

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...

Fumeiro e legumes cozidos qual é o resultado?

Com este tempo de chuva e cinzento só apetece comida quente de tacho como o cozido à portugu...