MCCB (Museu da Comunidade Concelhia da Batalha)

Espaço do Museu

“Museus Hiperconectados: Novos Desafios e Perspectivas”

Maio é o mês em que todo o Mundo celebra a existência dos museus. “Museus Hiperconectados: Novos Desafios e Perspectivas” é o tema definido pelo Conselho Internacional dos Museus (ICOM) para a celebração do Dia Internacional dos Museus 2018, que se comemora a 18 de Maio.

Numa era em que a tecnologia e o digital tomam as rédeas do mundo, entende o órgão máximo dos museus – o ICOM -, apelar à reflexão sobre um tema extremamente atual. Um tema que desafia os museus a uma análise profunda sobre a pertinência das tecnologias nas relações que se estabelecem com as comunidades e com os públicos. A comunicação entre museus e pessoas, nos dias de hoje, exige constantes adaptações, tendo em vista a aproximação das coleções aos públicos. Páginas de Internet, redes sociais, aplicações para o telemóvel, partilha de vídeos e de imagens, utilização de tecnologia associada à realidade aumentada, visitas tridimensionais são algumas das soluções a que os museus recorrem para comunicar com o mundo cada vez mais tecnológico. As próprias exposições têm no seu percurso equipamentos multimédia interativos que atraem os visitantes.

Tais recursos deverão ser encarados como aliados dos museus para a interpretação das suas exposições ou para a facilitada conexão com os visitantes. Nos dias atuais, em que a vida é cada vez mais “em direto”, é praticamente impensável marcar-se uma visita ou uma outra atividade sem se recorrer ao correio eletrónico ou a uma rede social.

Na verdade, o percurso tecnológico já vem a traçar-se há alguns anos, sendo bem visível, por exemplo, na evolução dos smartphones, equipamentos indissociáveis das sociedades modernas e que também facilitam a comunicação entre museus e públicos.

No MCCB, não se descuram as novas tecnologias. Livros virtuais, vídeos e outras plataformas interativas servem para uma mais fácil compreensão dos conteúdos expositivos e do enquadramento dos objetos que se revelam a quem o visita. A comunicação com os seus públicos tem o email geral@museubatalha.com como principal aliado, o site www.museubatalha.com como essencial para a apresentação do museu ou a página do facebook (MCCB- O Museu de Todos) para uma maior interação com as pessoas.

Mas não esqueçamos que é de pessoas, com pessoas e para pessoas que se fazem os Museus e que o MCCB não descura o contacto humano e personalizado. Por essa razão, e apoiados pelas tecnologias, convidamos os leitores a usufruir das visitas ao Museu e das suas iniciativas. Em breve, apresentaremos – nas plataformas digitais habituais (e não só) – o programa proposto pelo Município da Batalha, através do MCCB, para o Dia Internacional dos Museus.


NESTA SECÇÃO

Investimentos prioritários

É muito vulgar ler ou ouvir que os investimentos em infraestruturas públicas estão feitos e ...

Proposta fiscal do Orçamento do Estado para 2020

Sinais positivos na proposta do Orçamento de Estado (OE), para 2020. A gestão política nacio...

Orçamento PS, governo PS e execução orçamental do PS

Decorrem por estes dias negociações à esquerda com vista a permitir, não só a aprovação do o...