Museu promove passeios que ligam património e paisagem

O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB) organiza, no âmbito dia Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, uma visita guiada e um percurso ambiental, este mês e em maio, depois de já ter promovido uma tertúlia sobre escritores e a Batalha.

O passeio/visita guiada “Primavera na cerca” está marcado para 28 deste mês, às 09h30, na Batalha (concentração no MCCB). Trata-se de um passeio acompanhado à antiga cerca conventual do mosteiro, com enquadramento histórico integrando elementos patrimoniais edificados, com a colaboração do Agrupamento de Escolas da Batalha (AEB).

No dia 1 de maio, pelas 09h30, na Batalha (concentração no MCCB) realiza-se o percurso ambiental “Matas dos Casais”. É um percurso circular de identificação ambiental de espécies autóctones e sua relação com a paisagem rural e o património civil (Ponte da Boutaca, Capela da Jardoeira, entre outros), que decorre em colaboração com o AEB.

Na sexta-feira, 12, decorreu, no MCCB, a tertúlia “Um roteiro de escritores na Batalha”, com José Travaços Santos, Luís Mourão e João Lázaro (na foto). A tertúlia foi realizada em parceria com o Centro do Património da Estremadura (CEPAE) e abordou episódios curiosos sobre a passagem de alguns dos grandes vultos da literatura pela Batalha, tais como Ramalho Ortigão, Eça de Queirós, Alexandre Herculano e Afonso Lopes Vieira.

Esta iniciativa do MCCB, intitulada “Património e paisagem rural”, contou também com o apoio do Município da Batalha.

Foto: MCCB


NESTA SECÇÃO

Exposição liga Batalha aos principados romenos

Está patente no mosteiro uma exposição intitulada “Os principados romenos no tempo da constr...

Destino de alguns valores do Mosteiro de Santa Maria da Vitória

Universalidade de Portugal Não sei se Portugal pode cumprir outra missão, servir ou...

Infante D. Henrique, Imperador de novos mares e de novos céus

Infante D. Henrique   “Talant de bien faire”   Tive a vocação do bem.   ...