Museu promove passeios que ligam património e paisagem

O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB) organiza, no âmbito dia Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, uma visita guiada e um percurso ambiental, este mês e em maio, depois de já ter promovido uma tertúlia sobre escritores e a Batalha.

O passeio/visita guiada “Primavera na cerca” está marcado para 28 deste mês, às 09h30, na Batalha (concentração no MCCB). Trata-se de um passeio acompanhado à antiga cerca conventual do mosteiro, com enquadramento histórico integrando elementos patrimoniais edificados, com a colaboração do Agrupamento de Escolas da Batalha (AEB).

No dia 1 de maio, pelas 09h30, na Batalha (concentração no MCCB) realiza-se o percurso ambiental “Matas dos Casais”. É um percurso circular de identificação ambiental de espécies autóctones e sua relação com a paisagem rural e o património civil (Ponte da Boutaca, Capela da Jardoeira, entre outros), que decorre em colaboração com o AEB.

Na sexta-feira, 12, decorreu, no MCCB, a tertúlia “Um roteiro de escritores na Batalha”, com José Travaços Santos, Luís Mourão e João Lázaro (na foto). A tertúlia foi realizada em parceria com o Centro do Património da Estremadura (CEPAE) e abordou episódios curiosos sobre a passagem de alguns dos grandes vultos da literatura pela Batalha, tais como Ramalho Ortigão, Eça de Queirós, Alexandre Herculano e Afonso Lopes Vieira.

Esta iniciativa do MCCB, intitulada “Património e paisagem rural”, contou também com o apoio do Município da Batalha.

Foto: MCCB


NESTA SECÇÃO

Festival de Teatro Acaso apresenta "química cómica"

O Festival de Teatro Acaso, organizado pelo O Nariz Teatro, com o apoio da Câmara da Batalha...

Mosteiro e Templo de Borobudur estabelecem protocolo pioneiro

O Mosteiro da Batalha estabeleceu no dia 30 de setembro um protocolo de colaboração com o Te...

Uma petição a D. Maria II para que aumentasse o território do concelho da Batalha

O século XIX foi bastante atribulado para Portugal. No primeiro decénio com o terror das inv...