Museu e AEB levam alunos a conhecer o Lena

“O Património e a Biodiversidade na Batalha em torno do Rio Lena – Conhecer para proteger” dá nome ao projeto educativo desenvolvido entre a parceria do MCCB/Município da Batalha e o Agrupamento de Escolas da Batalha (AEB).

O arranque foi dado no dia 22 de março, numa iniciativa assinalada com a plantação de três oliveiras, símbolo da paz, na sede do agrupamento. Nesta ação simbólica, assinalaram-se os dias mundiais da Árvore e da Floresta, e da Poesia, tendo os alunos do 5º ano do 2º ciclo do AEB, a quem se destina o projeto, participado com momentos de poesia e música.

O projeto decorrerá ao longo do ano letivo, com diversas ações que envolvem a escola, o museu e a comunidade. As atividades são dirigidas aos alunos, com a colaboração do Curso Profissional de Turismo do AEB, tendo por missão o conhecimento e a preservação da biodiversidade e o património histórico em torno do rio Lena.

Assinalam-se, das iniciativas a desenvolver, os percursos ao longo do rio, onde os alunos vão identificar as espécies de fauna e flora ao longo deste, bem como o património construído, em particular as antigas estruturas dos frades dominicanos (moinho, adega, lagar), inseridas na antiga cerca conventual do Mosteiro. Identificarão também os açudes, com vista a reconhecer a importância da água para as populações. Nas saídas, os alunos levarão consigo um caderno de campo e recolherão amostras identificativas da flora para depois analisar em sala de aula.

E é no espaço da escola que continua o projeto, relacionando as disciplinas de ciências da natureza, português e educação visual e tecnológicas.

O programa culminará, no final do ano letivo, com uma exposição de trabalhos artísticos inspirados no tema do projeto, a ter lugar no posto de informação e turismo da Batalha e com um percurso pedestre aberto à comunidade.

Este projeto de parceria entre a escola e o museu procura, assim, sensibilizar os mais jovens para a valorização do rio Lena e do património local, através de atividades que juntam práticas museológicas e educativas.


NESTA SECÇÃO

Procissão dos Caracóis volta este sábado e mostra por que quer ser classificada

A Procissão dos Caracóis, que integra a Festa de Nossa Senhora do Fetal, regressa este sábad...

“30 anos de FIABA. Três décadas a abraçar a tradição” do artesanato à gastronomia e música

A 30ª edição da Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha – Mostra do Mundo Rural (FIABA)...

Suspensa pesquisa e exploração de pedreiras na freguesia de Reguengo

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) prorrogou a suspensão...