Museu da Comunidade recebe prémio “Comunicação online”

O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB) voltou a ser distinguido pela APOM – Associação Portuguesa de Museologia, agora com o prémio “Comunicação online”, entregue na cerimónia de prémios realizada no dia 27 de maio na Academia Militar da Amadora.

Este prémio distingue a preocupação do museu, tutelado pelo Município da Batalha, em criar e disponibilizar um repositório acessível online. Os recursos estão disponíveis no site do Museu (www.museubatalha.com) e seguem o percurso do MCCB em matéria de inclusão dos públicos, permitindo o acesso ao conhecimento dos temas em exposição e acervo, de acordo com a sua linha narrativa.

Entre outros elementos, o site contém audiodescrição em vários idiomas, Língua Gestual Portuguesa, bem como linguagem simples, garantindo a acessibilidade de todos, incluindo pessoas com deficiência visual e auditiva, e estrangeiros.

Recorde-se que o MCCB havia sido distinguido, em 2020, com uma menção especial da APOM na área da acessibilidade. Esta associação, criada em 1965, atribuiu ainda o título de Melhor Museu Português ao MCCB, em 2012, e, em 2018, uma menção honrosa ao trabalho de investigação participada realizado sobre a exploração de carvão na Batalha.

Os prémios da APOM realizam-se anualmente e visam distinguir, através das competências de profissionais em museologia, as boas práticas dos museus portugueses em áreas como investigação, restauro, serviços educativos, exposições, catálogos, recursos multimédia, entre outros.

No MCCB há recursos pensados para todos. Informação em braille e Língua Gestual Portuguesa, trilho tátil, objetos para tocar, mobiliário ergonómico, audioguias, entre muitos outros, estão disponíveis para todos aqueles que querem viver este museu de todos.

“Este é um museu vivo, onde a cultura e a cidadania se constroem todos os dias. Por isso, os programas com as escolas, as atividades com a comunidade e a investigação permanente fazem parte das nossas funções que se prestam a um serviço público”, diz o presidente da autarquia, Raul Castro, na apresentação do museu.


NESTA SECÇÃO

Monumento no centro da vila homenageia Travaços Santos

A homenagem a José Travaços Santos, uma figura incontornável da região quando se fala de his...

"Um homem ao serviço da cultura” inaugura homenagem a Travaços Santos

A inauguração da exposição “Um homem ao serviço da cultura” é a primeira de um conjunto de i...

Museu lança livro multiformato no Dia da Pessoa com Deficiência

O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB) celebra o Dia da Pessoa com Deficiência co...