Museu da Batalha recebe menções honrosas no Brasil

O júri da oitava edição do Prémio Ibero-Americano de Educação e Museus 2017 anunciou na quinta-feira, 14, em Brasília (Brasil), a atribuição de duas menções honrosas ao Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB).

As distinções foram atribuídas aos projetos “À Descoberta dos Sentidos - Atividades de sensibilização para a inclusão e cidadania" e “Heróis do Museu - Observatório Museu/Escola”.

O MCCB ficou classificado entre os 20 primeiros projetos internacionais, num concurso que recebeu 148 candidaturas, de 18 países, segundo um comunicado da autarquia.

O Prémio Ibero-Americano de Educação e Museus é considerado um dos mais importantes da museologia da América Latina e é organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus, criado pela Presidência da República do Brasil e gerido pelo Ministério da Cultura.

As duas menções honrosas “reforçam e atestam, uma vez mais, a qualidade museológica do MCCB, bem como, e no caso em apreço, dos projetos de grande qualidade pedagógica e cívica que são realizados neste espaço”, refere o presidente da câmara municipal.

Os projetos distinguidos “foram criados com o intuito de reforçar junto dos mais novos a ligação aos espaços museológicos, mas também à importância do matrimónio material e imaterial”, explica Paulo Batista Santos.

O projeto “El ecomuseo: estrategias educativas para hacer del patrimonio cultural una herramienta inclusiva de desarrollo sostenible”, do Patronato Valle de las Pirámides de Lambayque – Museo de Sitio Túcume (Peru), foi o vencedor da Categoria I e recebeu o maior prémio monetário (Projetos premiados).


NESTA SECÇÃO

Destino de alguns valores do Mosteiro de Santa Maria da Vitória

Universalidade de Portugal Não sei se Portugal pode cumprir outra missão, servir ou...

Exposição liga Batalha aos principados romenos

Está patente no mosteiro uma exposição intitulada “Os principados romenos no tempo da constr...

Infante D. Henrique, Imperador de novos mares e de novos céus

Infante D. Henrique   “Talant de bien faire”   Tive a vocação do bem.   ...