Museu da Batalha recebe menções honrosas no Brasil

O júri da oitava edição do Prémio Ibero-Americano de Educação e Museus 2017 anunciou na quinta-feira, 14, em Brasília (Brasil), a atribuição de duas menções honrosas ao Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB).

As distinções foram atribuídas aos projetos “À Descoberta dos Sentidos - Atividades de sensibilização para a inclusão e cidadania" e “Heróis do Museu - Observatório Museu/Escola”.

O MCCB ficou classificado entre os 20 primeiros projetos internacionais, num concurso que recebeu 148 candidaturas, de 18 países, segundo um comunicado da autarquia.

O Prémio Ibero-Americano de Educação e Museus é considerado um dos mais importantes da museologia da América Latina e é organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus, criado pela Presidência da República do Brasil e gerido pelo Ministério da Cultura.

As duas menções honrosas “reforçam e atestam, uma vez mais, a qualidade museológica do MCCB, bem como, e no caso em apreço, dos projetos de grande qualidade pedagógica e cívica que são realizados neste espaço”, refere o presidente da câmara municipal.

Os projetos distinguidos “foram criados com o intuito de reforçar junto dos mais novos a ligação aos espaços museológicos, mas também à importância do matrimónio material e imaterial”, explica Paulo Batista Santos.

O projeto “El ecomuseo: estrategias educativas para hacer del patrimonio cultural una herramienta inclusiva de desarrollo sostenible”, do Patronato Valle de las Pirámides de Lambayque – Museo de Sitio Túcume (Peru), foi o vencedor da Categoria I e recebeu o maior prémio monetário (Projetos premiados).


NESTA SECÇÃO

Alberto Sardinha, uma das maiores figuras da cultura em Portugal

Círio   Caminho a descontar pecados em cada passo, em busca do santo da minh...

Nos 521 anos da Vila e do Município da Batalha

  A Pomba (Sobre o poema “o Arco” do poeta hispano-árabe de Múrcia Al-Buqayra, do sécu...

Pandemia retira ao Mosteiro da Batalha liderança em visitantes

Os museus, monumentos e palácios nacionais registaram uma quebra de 73,1% de visitantes em 2...