Museu da Batalha finalista em prémio ibero-americano
O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB) é um dos 33 finalistas do Prémio Ibero-Americano de Educação e Museus que concorrem à categoria I - projetos de promoção de boas práticas de ação em contexto educativo.
Já na oitava edição, o concurso recebeu a inscrição de 148 projetos de 18 países. O MCCB concorre com dois projetos: “À Descoberta dos Sentidos - Atividades de sensibilização para a inclusão e cidadania” e “Heróis do Museu – Observatório Museu/Escola”.
Os projetos vencedores recebem 75 mil dólares (64.700 euros) para além de menções honrosas a distribuir aos 20 primeiros classificados.


Considerado um dos prémios mais importantes da museologia da américa latina, é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus e gerido pelo Ministério da cultura, e foi criado pela presidência da república daquele país em 2009.
A comunicação dos projetos vencedores é no dia 31 de dezembro, numa cerimónia a realizar em Brasília.
Para o presidente da câmara da Batalha “a nomeação do MCCB, como finalista do Prémio Ibero-Americano de Educação e Museus é por si só uma importante vitória, atendendo à dimensão dos restantes projetos que concorrem ao destacado prémio”.
Os dois projetos submetidos a concurso e agora listados como finalistas a este prémio pelo MCCB, “revestem-se de grande importância no domínio do serviço educativo e têm-se revelado como excelentes boas práticas na aproximação dos alunos e dos docentes ao contexto do Museu, das suas práticas de promoção do património e no fomento da memória coletiva em torno destes espaços”, adianta Paulo Batista Santos.
NESTA SECÇÃO

Monumento no centro da vila homenageia Travaços Santos
A homenagem a José Travaços Santos, uma figura incontornável da região quando se fala de his...

"Um homem ao serviço da cultura” inaugura homenagem a Travaços Santos
A inauguração da exposição “Um homem ao serviço da cultura” é a primeira de um conjunto de i...

No princípio era o Verbo
Admirável é o campo da astrofísica que aprofunda a origem das origens até onde se alca...