Espaço do Museu

Museu da Comunidade Concelhia da Batalha Município da Batalha

Museu da Batalha celebra 10 anos

O MCCB – Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, tutelado pelo Município da Batalha celebrou, a 2 de abril, 10 anos da sua inauguração.

Apesar das limitações a que a atual pandemia obriga, o Município da Batalha celebra a data de aniversário do MCCB, lançando a exposição “Desconfine o artista que há em si”, resultante do desafio lançado à comunidade e aos artistas para a criação de trabalhos inspirados no museu e no património concelhio.

A exposição oferece-se virtual e fisicamente, sendo lançada com a reabertura do museu, a 5 de abril, e ficando disponível para visita ao público. Refira-se que o município, no âmbito medidas excecionais e temporárias relativas à atual pandemia isentará, até ao final do mês de junho de 2021, o pagamento de bilhete de entrada no MCCB.

Localizado no centro da vila da Batalha, próximo ao mosteiro, este museu conta a história do seu território desde as suas origens até à atualidade, oferecendo-se a todos os públicos, incluindo aqueles com necessidades especiais. A sua preocupação em matéria de acessibilidade e o seu programa museológico valeram-lhe 13 distinções, entre prémios e menções honrosas, por parte de entidades como a Associação Portuguesa de Museologia, a Associação Acesso Cultura ou os internacionais Fórum Europeu dos Museus e Ibermuseus.

Esta instituição museológica, que recebeu mais de 55 mil visitantes desde 2011, levou ao público duas exposições de média duração, com uma participação ativa da comunidade na investigação e angariação de objetos. Foram elas: “O Ensino na Batalha” e “100 anos de carvão - Minas da Batalha: 1854-1954” (ainda patente).

O MCCB recebeu mais de 20 mil estudantes de todo o país, tendo, envolvidos, muitos deles no contexto de projetos de parceria como “visitas encenadas no Mosteiro” ou o programa “Era uma vez… monges, cavaleiros e reis – à descoberta do Património do Centro”. Estes programas contam com a parceria dos municípios de Alcobaça e Tomar, Mosteiros da Batalha e de Alcobaça, Convento de Cristo de Tomar e “O Nariz” - Teatro de grupo.

Neste Museu de Todos, sublinham-se as dinâmicas relacionadas com a sensibilização para deficiência, tais como as visitas de olhos vendados, guiadas por pessoas cegas ou a formação de Língua Gestual Portuguesa. Destaca-se, neste domínio, a criação de um roteiro turístico acessível, em parceria com o Mosteiro da Batalha, as Grutas da Moeda e o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota e ainda o novo circuito sensorial na vila da Batalha.

O museu está aberto de quarta-feira a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e ao fim-de-semana das 10h00 às 13h00. Mais informações poderão ser obtidas através do website www.museubatalha.com.

 


NESTA SECÇÃO

“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”

(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...