Município da Batalha - Museu da Comunidade Concelhia da Batalha

Espaço do Museu

Museu da Batalha acolhe a exposição “Vitória” – Residência artística de desenho

O MCCB acolhe, no seu espaço Laboratório da Memória Futura, a exposição “Vitória”, depois da mesma ter estado patente ao público no Mosteiro de Santa Maria da Vitória.

A mostra resulta de uma residência artística realizada por estudantes do Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Artes e Design – Caldas da Rainha (ESAD.CR), em colaboração com o Mosteiro da Batalha e o Município da Batalha. O projeto, realizado em julho de 2019, é inserido no LIDA – Laboratório de Investigação em Design e Artes.

Dos trabalhos expostos, fazem parte maioritariamente cadernos de desenho, resultantes da experiência de habitar o monumento e os espaços envolventes, de dia e de noite. Os desenhos, apresentados em várias técnicas, expressam detalhes decorativos do monumento, nomeadamente os ornamentos em cantaria ou os grafitos medievais. As obras revelam ainda aspetos pertinentes como a importância da água e a sua ação na pedra calcária. Por isso, é possível nesta exposição, ver alguns pormenores de locais emblemáticos do concelho, como a Pia do Urso.

De referir, que no decorrer da residência artística, que teve a duração de uma semana, os jovens participantes exploraram espaços reveladores da vida quotidiana dos frades dominicanos, como a antiga adega ou a cerca conventual, onde se localizavam os lagares e um moinho, junto ao rio Lena. Para além do monumento, inserido na lista de património UNESCO, os participantes puderam ainda explorar a zona serrana do concelho da Batalha.

Este projeto de parceria, enquadra-se naquela que é a missão do MCCB, e na sua linha de colaboração com instituições e estudantes, havendo espaço para as artes e para a criatividade.

A exposição pode ser visitada durante o horário de abertura do Museu da Batalha, de quarta-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Refira-se ainda que, até ao dia 30 de setembro de 2021, as entradas neste museu são gratuitas.

Legenda. Maria Madalena Castro, “Capelas Imperfeitas” (2019)


NESTA SECÇÃO

As sete pragas de Portugal

De há uns largos anos a esta parte tem havido milhentos concursos, promovidos pelas televisõ...

Tomate, uma fruta ou vegetal?

Em termos botânicos é considerada fruta porque surge da parte reprodutiva da flor onde as se...

2ª Série dos Cadernos Leirienses

Acaba de sair o nº 1 da segunda série dos Cadernos Leirienses, publicação que tem agora a co...