Município em 8º lugar entre os que têm melhor governação

O estudo “Rating Municipal Português”, revelado no dia 7 de maio, coloca o município em 8º lugar na tabela nacional das autarquias com melhor governação e no 35º lugar no critério do desenvolvimento económico e social.

“Nos critérios da sustentabilidade financeira e serviço aos cidadãos, a autarquia batalhense encontra-se na mediana nacional”, segundo um comunicado da câmara municipal, que cita o estudo realizado sob coordenação de Paulo Caldas, do Instituto Superior Técnico, para a Ordem dos Economistas.

Os concelhos de Lisboa, Porto e Oeiras são considerados os três mais sustentáveis do país (dados de 2018). Lisboa era também o município mais sustentável em 2016. O Porto subiu para a 2ª posição de sustentabilidade (era 17º em 2016), devido à sua situação em termos de sustentabilidade financeira e ao desenvolvimento económico e social.

Dos 30 mais sustentáveis oito são grandes municípios e outros tantos são pequenos municípios (2018). Dos 30 menos sustentáveis apenas três são médios; os restantes são pequenos. Em 2016, a situação era muito semelhante (25 em 30 eram pequenos).

Dos 30 municípios mais sustentáveis apenas um é dos açores (São Miguel), cinco são da região de Lisboa e apenas dois são da região do Algarve. As regiões centro e norte são dominantes (8 em 30 municípios mais sustentáveis). Dos menos sustentáveis, seis são da Região da Madeira, dois dos Açores, quatro do Alentejo e nenhum é da Região de Lisboa.

Esta análise integra quatro dimensões: governação municipal, serviço aos cidadãos, desenvolvimento económico e social e a sustentabilidade financeira.

“Este trabalho avalia alguns dos critérios que consideramos relevantes na ação municipal, sendo a qualidade de governação e o desenvolvimento económico e social fatores que conhecem uma forte atenção, pelo que o estudo da Ordem dos Economista confirma e estimula essa opção estratégica da atual gestão municipal”, explica o presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos.


NESTA SECÇÃO

Concelho representado no salão imobiliário de Paris

A Câmara Batalha, enquadrada na participação da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiri...

Crédito Agrícola da Batalha entrega prémios a seis PME

A Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Batalha (CCAMB) promoveu no dia 28 de junho uma cerimón...

Concelho lidera crescimento de empresas de excelência

O Concelho da Batalha regista o maior crescimento percentual de empresas distinguidas com o ...