Município é o 12º mais transparente

O Município da Batalha ocupa a 12ª posição no Índice de Transparência Municipal, no conjunto dos 308 municípios, segundo o documento divulgado no dia 11 deste mês pela Associação Transparência e Integridade, que faz uma avaliação anual da informação de interesse público disponibilizada nos portais das autarquias.

A Batalha subiu 52 lugares no ranking, em relação a 2016, com uma pontuação global de 81,7 pontos (numa escala de 0 a 100 pontos) devido a alterações efetuadas no portal municipal.

A documentação analisada pela Associação Transparência e Integridade incide na avaliação de 76 indicadores, que compreendem domínios como a informação sobre a organização, impostos e taxas, contratação pública, urbanismo e documentação económico financeira.

A média dos 308 municípios portugueses quanto à pontuação obtida devido à informação disponibilizada nos portais é de 51 pontos

Para o presidente da Câmara da Batalha, os resultados obtidos pela autarquia “evidenciam o amplo trabalho que vem sendo desenvolvido em torno da transparência da governança, que consideramos da maior importância”.

“É de assinalar – adianta Paulo Batista Santos - que nalguns indicadores, designadamente quanto à relação do município com a sociedade e ao nível da contratação pública, o município tenha registado aumentos significativos de pontuação que se devem estritamente ao modo como os documentos estão agora disponibilizados no portal”.

O estudo é desenvolvido em colaboração com a Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas da Universidade de Aveiro.


NESTA SECÇÃO

Festas da Batalha atraíram 60 mil pessoas

As Festas da Batalha, que terminaram este domingo, 18, “terão atraído à vila mais de 60 mil ...

28º Jantar da diáspora batalhense marcado para 16 de novembro

No 28º Jantar Anual de Confraternização da Diáspora Batalhense está marcado para o dia 16 de...

“O voluntariado não é receita para uma depressão”

“O voluntariado não é receita para uma depressão ou para ocupar os tempos livres, é um exerc...