Munícipio é Amigo do Desporto e distribui 120 mil euros

A Câmara da Batalha atribuiu a associações do concelho 120.527 euros como medida de apoio à sua atividade regular, ao investimento e a iniciativas desportivas.

Os apoios atribuídos referem-se às candidaturas submetidas ao município em 2021 no âmbito do Programa de Apoio ao Associativismo.

Na sessão de assinatura dos protocolos, o presidente da Câmara da Batalha, Raul Castro, “enalteceu o papel das associações e o trabalho que realizam nas suas mais diversas áreas de atuação”, segundo um comunicado de dia 31 de janeiro do município.

O autarca adiantou que “o programa vigente de apoio ao associativismo será alterado brevemente, com o intuito de tipificar, com maior exatidão e critérios tangíveis, os apoios a conceder pelo município”

Por esta razão, solicitou às associações “o envio de contributos e propostas por forma a enriquecer o novo documento”.

No que se refere aos protocolos assinados, a componente do investimento é a mais representativa, com 86 mil euros, seguindo-se as atividades regulares, com 23 mil euros de apoio.

Nesta sessão, foi também anunciada a adesão da Batalha à rede Municípios Amigos do Desporto, que conta 170 municípios e “possibilitará aos agentes associativos frequentarem módulos de formação na área da gestão desportiva e das instalações”.

O programa Município Amigo do Desporto é promovido pela plataforma Cidade Social e conta com o apoio institucional da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, da Associação Portuguesa de Gestão do Desporto, da Direção Geral da Saúde, entre outras entidades.

O responsável pela plataforma Cidade Social, Pedro Mortágua Soares, destacou “o trabalho fundamental que é efetuado pelas associações desportivas na construção de uma sociedade mais equilibrada e inclusiva”.

Por sua vez, o presidente do município, Raul Castro, destacou que “este reconhecimento constitui um importante reforço nas responsabilidades que a autarquia atribui ao Desporto e às associações concelhias”.

“A adesão a este programa permitirá reforçar, ainda no decorrer deste ano, várias iniciativas ligadas à formação dos agentes desportivos concelhios, mas também à partilha de boas práticas quanto a atividades a desenvolver, tendo por base o desenvolvimento desportivo”, adiantou.

Segundo o município, trata-se ainda do “reconhecimento do trabalho que a câmara municipal vem desenvolvendo quanto ao fomento e promoção do desporto, nomeadamente através de parcerias e dos apoios às associações, bem como na aposta da requalificação dos equipamentos desportivos municipais”.

No processo de decisão de atribuição do título Município do Desporto são analisadas uma dezena de áreas que incluem aspetos como a organização desportiva e os eventos, as instalações, os programas disponíveis, o desporto solidário e a concretização de parcerias pelos municípios.

O protocolo compreende o quadriénio 2022 a 2025.


NESTA SECÇÃO

Bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos da igreja da Golpilheira

A celebração da bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos, na Igreja de Nossa Senhora...

Valorlis aposta na inovação tecnológica para otimizar a recolha de resíduos

  A Valorlis, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos ...

Bênção dos bebés nas paróquias da Batalha e Reguengo do Fetal

Um grupo de 25 bebés das paróquias da Batalha e do Reguengo do Fetal foi apresentado pelas f...