Município da Batalha distingue personalidades (c/galeria)

O Concelho da Batalha distinguiu durante a sessão solene do Dia do Município, na terça-feira, 14, personalidades de diferentes áreas, naturais do concelho; o presidente da Câmara Municipal de Trujillo, o restaurante Mosteiro do Leitão e o agrupamento de escolas, com medalhas de mérito municipal.

Medalha de Honra do Concelho da Batalha

Alberto Casero Ávila

Presidente da câmara de Trujillo. Pela evocação e dinamização do acordo de geminação efetuado em 1992.

Medalha de Mérito Municipal - Grau Ouro

Irene Gomes

Pelos 30 anos de Pintura (1987-2017). Irene Gomes nasceu em 1960 na vila da Batalha. Em 1987 tornou-se bolseira no Centro de Restauro ENAIP-CEP (Centro Estero Piemonte) do Monastero da Trinitá em Brescia, Itália, tendo depois construído uma carreira de atividade artística com especial foco no desenho e pintura.

Manuel Pereira Órfão

Pelo inegável contributo para os cuidados de saúde primários e hospitalares no concelho, bem assim pela dimensão humana e social enquanto comandante dos Bombeiros da Batalha. Médico, ex-diretor do Centro de Saúde da Batalha é o atual diretor clínico do Hospital Nossa Senhora da Conceição (Misericórdia da Batalha).

João Monteiro da Felícia

Pela evocação das bodas de ouro sacerdotais. João Monteiro da Felícia nasceu em 1937, na Golpilheira. Entrou no seminário, em Fátima, em 1952, onde fez os seus estudos, e foi ordenado padre em 1966. No ano no seguinte partiu para a sua primeira missão, em Moçambique. Ao longo da vida, além da pastoral, dedicou-se ao estudo, sendo formado em filosofia e teologia e com cursos de especialização em psicologia, pedagogia, espiritualidade e hebraico bíblico.

Medalha de Mérito Municipal – Grau Prata

Restaurante Mosteiro do Leitão

Pelo contributo para o reconhecimento da excelência da gastronomia e turismo locais, bem como pela decisão de reforçar o investimento no concelho da Batalha. O restaurante Mosteiro do Leitão abriu em 2008. Foi reconhecido por publicações da especialidade, premiado e selecionado como um dos melhores restaurantes no Guia Boa Cama Boa Mesa 2017. Em 2018, entrou no Guia Michelin.

Medalha de Cultura e Mérito Desportivo – Grau Prata

Agrupamento de Escolas da Batalha, pelo projeto “Rio Lena: futuros engenheiros em ação”


NESTA SECÇÃO

Padre deixa a Batalha após 38 anos na paróquia

O padre José Gonçalves deixa a Batalha, 38 anos após ter assumido os destinos da paróquia, n...

REN oferece viatura aos bombeiros do concelho

A REN – Redes Energéticas Nacionais entregou uma viatura aos Bombeiros Voluntários da Batalh...

Bolsas duplicam para alunos que forem para os Açores

A Câmara da Batalha anunciou que vai duplicar o valor das bolsas de estudo a atribuir aos jo...