Município da Batalha compra 100 testes de diagnóstico da Covid-19

O Município da Batalha vai adquirir 100 testes de diagnóstico da doença Covid-19, no âmbito do programa de intervenção preventiva em lares de idosos, desenvolvido pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS).

O despacho para a “aquisição de bens ou serviços para a realização de 100 testes de diagnóstico e de rastreio de infeção por SARS-CoV-2, bem como quaisquer consumíveis que sejam utilizados para esse efeito”, foi assinado esta quarta-feira, dia 22, pelo presidente da autarquia.

Os testes, cuja aquisição será concretizada “por ajuste direto, com consulta à Cruz Vermelha Portuguesa”, destinam-se “a entidades residenciais ou lares, unidade de cuidados continuados, serviço de apoio domiciliário e serviços de apoio aos idosos, inclusive dos serviços da câmara municipal, pessoal da rede de voluntariado municipal e aos bombeiros voluntários que asseguram transporte de doentes”, explica o despacho assinado por Paulo Batista Santos.

O programa de intervenção preventiva em estruturas residenciais para pessoas idosas (lares de idosos) e lares residenciais está a ser desenvolvido pelo MTSSS em parceria, no distrito de Leiria, com o Instituto Politécnico de Leiria, e a iniciativa da Câmara da Batalha surge em “complemento aos testes que serão disponibilizados pela Segurança Social, nesta fase insuficientes para as necessidades locais”.

Em comunicado, o município adianta que, no âmbito do programa municipal de distribuição gratuita de equipamentos de proteção, foram entregues até agora 60 mil máscaras, 80 mil pares de luvas e 1000 viseiras de proteção, além de produtos de higienização.

“As aquisições de bens ou serviços e as despesas de contratação e formação temporária de recursos humanos, no âmbito do combate à Covid-19, deverão ser sujeitas a candidatura à Medida de Apoio ao Reforço de Emergência”, conclui o município.


NESTA SECÇÃO

Batalha/autárquicas: CDS recandidata Horácio Francisco

O CDS anunciou esta terça-feira, dia 30, que recandidata à Câmara da Batalha o vereador Horá...

Ano da Imprensa Regional: "Proximidade insubstituível e fundamental"

Será com “uma série de iniciativas” que irão decorrer ao longo dos próximos meses e até ao f...

Marcelo venceu no concelho que apresenta a menor abstenção

O atual atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, venceu as eleições presidenc...