Mosteiro recebe 1,8 milhões de euros para investir em melhoramentos

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, presidiu no dia 13 de novembro à cerimónia de assinatura do contrato de cooperação com o município para intervenções diversas no Mosteiro da Batalha que ascendem a 1,8 milhões de euros.

A verba, inscrita no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), será utilizada para obras que incluem a conservação de fachadas, a reabilitação das coberturas da Sala do Capítulo, a instalação de um sistema de climatização no auditório, a revisão do sistema elétrico e de equipamentos de segurança e a requalificação do jardim do Claustro Real. Será feita a conservação de fachadas e a instalação de rede wifi’.

O presidente da Câmara da Batalha, Raul Castro, destaca “a importância das intervenções previstas no contrato outorgado, que permitirão qualificar o Mosteiro da Batalha e alguns espaços envolventes ao monumento”.

As obras iniciar-se-ão no segundo trimestre de 2023 e deverão estar concluídas no final de 2024, cabendo à câmara municipal encetar os processos de contratação pública.

Em Alcobaça a governnate assinou o contrato referente ao Mosteiro de Santa Maria, cuja intervenção orçará em 4,4 milhões de euros.

A intervenção, que deverá começar no terceiro trimestre de 2023 e estar terminada no fim de 2024, abrange, segundo o ministério, a reabilitação da zona superior do antigo Paço Baçal, a ala norte do cardeal, a requalificação de espaços exteriores, do claustro D. Diniz e do Jardim do Obelisco, e também a reabilitação do auditório e a instalação de rede ‘wifi’.

As verbas são atribuídas no âmbito do PRR que destina à área da Cultura um montante global de 243 milhões de euros.

Destes, 150 milhões são destinados “à valorização, salvaguarda e dinamização do Património Cultural”, e 93 milhões de euros afetos à “Transição Digital das Redes Culturais para a modernização tecnológica e digitalização de artes, literatura e património”, refere uma nota à imprensa.


NESTA SECÇÃO

Bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos da igreja da Golpilheira

A celebração da bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos, na Igreja de Nossa Senhora...

Valorlis aposta na inovação tecnológica para otimizar a recolha de resíduos

  A Valorlis, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos ...

Bênção dos bebés nas paróquias da Batalha e Reguengo do Fetal

Um grupo de 25 bebés das paróquias da Batalha e do Reguengo do Fetal foi apresentado pelas f...