Mosteiro e Templo de Borobudur estabelecem protocolo pioneiro

O Mosteiro da Batalha estabeleceu no dia 30 de setembro um protocolo de colaboração com o Templo de Borobudur, na Indonésia, considerado o maior templo budista do mundo.

“Este acordo é pioneiro no contexto dos monumentos portugueses com o estatuto de Património da Humanidade e promoverá o reforço de parcerias e intercâmbios culturais e turísticos entre dois monumentos Património da Humanidade”, explica o diretor do Mosteiro da Batalha. Joaquim Ruivo, adiantando que, “naturalmente, este protocolo reforçará os laços entre as ambas as culturas, povos e nações”.

O protocolo integra-se, no que diz respeito ao Mosteiro da Batalha, na sua “estratégia de valorizar e promover o relacionamento internacional, criado pontes relacionais que apoiem a investigação, o conhecimento e a promoção conjunta”.

“Promover a parceria na partilha de conhecimentos e boas práticas, o intercâmbio de programas culturais e a formação e criação de novas oportunidades para a promoção turística e cultural e fortalecer a amizade e cooperação entre a República Indonésia e a República de Portugal”, são os objetivos do acordo, segundo Joaquim Ruivo.

O diretor do monumento português considera ainda que “reforçará os laços entre ambas as culturas, povos e nações”, no sentido de “valorizar e promover o relacionamento internacional, criando pontes relacionais que apoiem a investigação, o conhecimento e a promoção conjunta”, como é estratégia do Mosteiro da Batalha.

O Templo de Borobudur está localizado na Java Central, Indonésia, e é o maior templo Budista do mundo, datando a sua construção dos séculos VIII e IX dC. Está construído em três plataformas e as paredes e balaustradas estão decoradas com finos baixos relevos, cobrindo uma área total de 2.500 m2. Em redor das plataformas circulares encontram-se 72 estupas (pagodes), cada uma contendo uma estátua de Buda.


NESTA SECÇÃO

Uma petição a D. Maria II para que aumentasse o território do concelho da Batalha

O século XIX foi bastante atribulado para Portugal. No primeiro decénio com o terror das inv...

Conservatório com dança pela Academia Arabesque

O Conservatório de Música e Artes do Centro (CMAC) concretizou um protocolo com a Academia A...

"A Visita do Marquês" promove património junto dos estudantes

O Auditório do Mosteiro da Batalha recebeu no dia 19 de setembro a sessão de apresentação da...