Mosteiro do Leitão tem uma das “7 Maravilhas da Nova Gastronomia”

A “Estrela do Mosteiro”, prato da autoria do chefe Bruno Figueiredo, do Mosteiro do Leitão, é uma das “7 Maravilhas da Nova Gastronomia”, tendo sido distinguido categoria “Cozinha Molecular.

O restaurante da Batalha concorreu com um prato que tem por base o leitão malhado de Alcobaça. Conquistaou a preferência do público, derrotando o seu adversário, o “Naco de Novilho DOP da Malhadinha”, de Beja, na mesma categoria.

Após uma maratona de meses para apurar os vencedores do concurso “7 Maravilhas da Nova Gastronomia”, foram anunciados, a 4 de setembro, os pratos ganhadores.

Petiscos, pratos vegetarianos e veganos, peixe e marisco, cozinha molecular, carne e doçaria, foram as categorias à prova e a concurso em mais uma eleição das “7 Maravilhas de Portugal”, iniciativa esta ano dedicada à Nova Gastronomia, com o mote na reinvenção e reinterpretação.

Depois do concurso ter iniciado há alguns meses com 1.147 restaurantes concorrentes de todo o território nacional, o júri chegou aos vencedores, anunciando-os numa gala que decorreu em direto, no passado sábado, 4 de setembro, na RTP 1 e RTP Internacional.

Na categoria “Petiscos”, o prato vencedor foi a Tábua de Polvo, (restaurante Batista, em Caminha). Na categoria “Vegetariana”, arrecadou o título o prato Algarve, do campo à salina, à terra (Praia Verde Boutique Hotel, em Castro Marim). Já na categoria “Vegana” agradou ao júri o Mil-folhas de batata, cantarelos e bolota, cor de tangerina (Guimarães), enquanto que a categoria “Peixe e Marisco” viu a atribuição do prémio entregue aos Rabos de polvo das bruxas (Bem Bô, em Mirandela).

Na categoria “Cozinha Molecular” saiu vencedor o prato Veado no bosque (Vila Nova de Cerveira), na categoria “Carne” o prato concorrente Estrela do mosteiro (Mosteiro do Leitão, na Batalha) e, finalmente, na “Doçaria”, as Coininhas (Confeitaria Santa Coina, no Barreiro).


NESTA SECÇÃO

Bloggers portugueses visitaram atrativos turísticos do concelho

Um grupo de seis bloggers portugueses visitou os Lugares Património Mundial do Centro de Por...

Presidente cessante pede auditoria financeira aos seus dois mandatos

O presidente cessante da câmara municipal da Batalha, pediu a 12 de outubro à Inspeção-Geral...

Região interessada em projetos de 150 milhões de euros

O Gabinete Económico e Social da Região de Leiria (GESRL) apresentou no final de setembro du...