Mosteiro cobra até três mil euros por eventos
A utilização de espaços do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha, para a realização de eventos e refeições custa agora aos promotores entre 300 e três mil euros, de acordo com despacho dos gabinetes dos ministros das Finanças e da Cultura em vigor desde quinta-feira, 22.
O despacho número 2884/2018, publicado no Diário da República na quarta-feira, 21, entrou em vigor no dia seguinte e regula a cedência de espaços e imóveis afetos à Direção -Geral do Património Cultural (DGPC).
As atividades e eventos “devem obrigatoriamente respeitar o prestígio histórico e cultural” do Mosteiro da Batalha, onde “não serão autorizados os pedidos de carácter político-partidário, ou inseridos em campanha eleitoral”, o mesmo sucedendo com o restante património nacional abrangido pela legislação.
Os pedidos que “colidam com a dignidade” dos imóveis ou “perturbem o acesso e circuito de visitantes, bem como as atividades planeadas ou já em curso”, também serão recusados.
O diretor-geral da DGPC fica com a responsabilidade de decidir sobre “a oportunidade e interesse da cedência de espaços, bem como as condições a aplicar; autorizar o uso de outros espaços não contemplados” atualmente e autorizar uma redução de 50 % sobre os valores no caso de utilização até três horas”.
TABELA MOSTEIRO DA BATALHA
Lotação máxima Jantares Cocktails Eventos culturais Eventos especiais
(sociais, académicos)
Auditório 170 300€ 500€
C. D. Afonso V 500 3.000 € 1.500 € 1.000€ 1.500€
Claustro Real 500 1.000€
Capelas Imperfeitas 300 1.000 €
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