Morreu a artista batalhense Carla Cerejo

A artista portuguesa natural da Batalha, Carla Cerejo, faleceu esta segunda-feira, 23, em Montreal, no Canadá, confirmou o seu marido, Wayne Kresil, ao Jornal da Batalha.

“Ela foi a minha vida e eu estou destroçado”, referiu apenas Wayne Kresil, adiantando que, "de momento, não queria falar mais sobre este assunto".

A artista acabara de expor na “Grande exposition en arts visuels”, patente no Écomusée du Fier Monde, de 28 de março a 15 de abril, em Montreal.

A pintura exposta intitula-se "A secret scrapbook story page 2" (pormenor publicado na notícia), começou a ser pintada em 2005, na Batalha, e ficou concluída em Londres, em 2014.

Carla Cerejo, nascida em 1974, licenciada em artes plásticas pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, em 2000, mudou-se para Londres, em 2005, onde realizou um mestrado em gravura no Camberwell College of Arts/University of the Arts.

Nos anos seguintes desenvolveu investigação sobre desenho e a arte da gravura, na Biblioteca Nacional Britânica e nos museus Britânico e Tate Britain. Participou num projeto voluntário de poetas de Walthamstow, para ilustrar um poema épico sobre as vivências e história daquele bairro no nordeste de Londres.

Entretanto, mudou-se para Montereal, no Canadá.

A artista revelou-se na sua exposição, no Porto, em 2004.

Antes da sua opção total pela pintura, já tinha sido distinguida no concurso “A Mulher e o Mar”, durante a Expo 98 , com o 1.º Prémio - Medalha de Bronze.

Foram-lhe ainda atribuídos outros prémios, como o da Cena d’Arte (Gravuras – 1.º Prémio, Portugal), em 1999, ou o Prémio Internacional da Junta General do Principado das Astúrias, em 2003.

Além de pintura e gravura, Carla Cerejo fazia também ilustração.


NESTA SECÇÃO

Banda com raízes no concelho vence concurso internacional

A banda canadiana Social Hysteria, dos irmãos George e Alexandre Lopes, que têm ligações ao ...

Travaços Santos é sócio da Sociedade de Geografia

O investigador batalhense José Travaços Santos recebeu o Diploma de Sócio Correspondente da ...

"Tenor do Povo" dá concerto grátis na Batalha (c/vídeo)

A zona frontal do Mosteiro da Batalha é o cenário para um concerto único do conceituado arti...