Misterioso desaparecimento de peregrino na região
A família do peregrino inglês de 72 anos desaparecido há quatro meses e meio do hotel de Fátima onde estava alojado está “desesperada” por desconhecer o seu paradeiro, afirmou uma sobrinha esta quarta-feira, 22, ao Jornal da Batalha.
O homem, John Joseph Joyce, alegadamente avistado no concelho da Batalha - embora a família esteja convencida que nunca se afastou de Fátima – saiu do Hotel Essência Inn Marianos pela ultima vez na manhã 14 de julho.
“Não temos notícias de John. Estamos a contar com a ajuda de pessoas em Portugal para encontrar o meu tio”, explica Catherine Hathaway, adiantando que o desaparecido “tem síndrome de Asperger e é mais vulnerável do que sugere a sua aparência”.
“Se perdeu a memória, pode estar a viver nas ruas. Pelo seu sotaque inglês, deve ser fácil reconhecê-lo e tentar falar com ele”, adianta a sobrinha, pedindo a quem vir “alguém parecido com John que aparente estar bêbado, maltratado, ou tenha sido arrastado para um prédio ou carro” que contacte as autoridades.
A família solicita ainda a quem “andar a caminhar na zona de Fátima, nomeadamente as pessoas acompanhadas de cães, que estejam atentas”, e “está muito grata à GNR de Fátima, ao hotel e à população pelas buscas que fizeram”. “Mas agora estamos desesperados. O John está em Portugal nalgum lugar”, salienta Catherine Hathaway.
John Joyce, solteiro, natural de Sheffield, Inglaterra, deslocou-se a Portugal no âmbito de uma peregrinação à Cova da Iria, onde chegou no dia 11 de julho, e saiu do hotel sem dinheiro, cartões bancários ou passaporte.
Na manhã do dia 14 de julho o grupo de ingleses reuniu-se na receção pelas 9 horas, abandonando o edifício nos minutos seguintes, a pé, para uma visita ao Santuário de Fátima, que terminou pelas 11 horas. O grupo teve de seguida um período livre e foi nesta altura que o turista desapareceu, já não comparecendo ao almoço.
“O responsável de grupo, mais tarde, informou o hotel de que John Joyce não teria regressado com o restante grupo. Prontamente, a equipa do Hotel Essence Inn Marianos reuniu todos os esforços no processo de diligência às autoridades e prestou toda ajuda necessária para a resolução mais célere deste caso”, esclareceu, na altura, a direção do hotel ao Jornal da Batalha.
Segundo as imagens captadas pelas câmaras instaladas no Santuário de Fátima, John Joyce usava camisa aos quadrados azul, calções azuis e sandálias pretas. Tem alguns problemas de memória, admiração por sítios e monumentos históricos e movimenta-se bem.
As autoridades policiais e a embaixada britânica em Portugal estão a acompanhar este caso. A família pede que qualquer informação seja encaminhada para as autoridades (PJ, GNR ou PSP) ou para o Hotel Essência Inn Marianos, 249 531 572.
NESTA SECÇÃO
Bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos da igreja da Golpilheira
A celebração da bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos, na Igreja de Nossa Senhora...
Valorlis aposta na inovação tecnológica para otimizar a recolha de resíduos
A Valorlis, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos ...
Bênção dos bebés nas paróquias da Batalha e Reguengo do Fetal
Um grupo de 25 bebés das paróquias da Batalha e do Reguengo do Fetal foi apresentado pelas f...