Misericórdia quer instalar centro de dia na Golpilheira

Os vereadores do PSD votaram contra o projeto de instalação pela Santa Casa da Misericórdia da Batalha de um centro de dia nas antigas instalações do Centro de Saúde da Golpilheira, sem utilização há mais de dez anos.

Os social-democratas afirmam, em comunicado, que “foram surpreendidos na reunião do executivo (31 janeiro) com uma proposta da maioria, sem explicações, que propõe cessar o contrato de comodato com o Centro Recreativo da Golpilheira, para dar lugar a nova cedência gratuita do edifício à Misericórdia da Batalha”.

Os vereadores do PSD adiantam “desconhecer uma decisão formal dos órgãos sociais do Centro Recreativo da Golpilheira a renunciar aos seus direitos, desconhece o projeto a realizar em concreto, bem como os meios financeiros municipais a afetar e o plano de suporte técnico ao funcionamento da resposta social”.

“O PSD defende que o edifício seja colocado à disposição da população, sobretudo os mais idosos, através de um projeto duradouro, bem estruturado e devidamente explicado à população, para não voltar a fechar passados meses”, lê-se no comunicado.

Por sua vez, também em comunicado, o executivo autárquico explica que “dado que o imóvel não tem tido qualquer utilização”, o presidente da câmara “propôs à Santa Casa da Misericórdia da Batalha a instalação de um equipamento social, porque a Golpilheira não tem qualquer resposta desta natureza”.

“A posição tomada pelos vereadores eleitos do PSD encontra-se totalmente desajustada face à realidade, tanto mais que querendo justificar o injustificável – o da oposição vertida pelo voto contra quanto à implementação deste importante projeto dirigido à população sénior, distorcendo totalmente a verdade”, refere o executivo.

Segundo o comunicado, “as linhas gerais do projeto foram apresentadas na reunião do executivo e devidamente explicadas na proposta do contrato de comodato. Estranhamente, os eleitos do PSD evocaram desconhecer a entidade que financiaria o projeto, quando a própria proposta refere de forma explícita que será a Misericórdia da Batalha a candidatar-se a fundos comunitários (PRR)”.

 


NESTA SECÇÃO

Bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos da igreja da Golpilheira

A celebração da bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos, na Igreja de Nossa Senhora...

Valorlis aposta na inovação tecnológica para otimizar a recolha de resíduos

  A Valorlis, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos ...

Bênção dos bebés nas paróquias da Batalha e Reguengo do Fetal

Um grupo de 25 bebés das paróquias da Batalha e do Reguengo do Fetal foi apresentado pelas f...