Célia Ferreira

AMHO A Minha Horta

Minhocas a transformar os resíduos orgânicos

O mês de março é aquele em que apetece ir para a horta todos os dia. Tudo parece começar a desapontar nesta altura - é ele que nos traz a primavera e com ela as primeiras flores dos nossos quintais a desapontar. Este é o mês de sementeiras e plantações por excelência.

É o momento de terminar as podas de inverno, principalmente das árvores que tenham estado em dormência e que começam agora a abrolhar.

É o momento de melhorar a estrutura do solo, pode ser adicionado erva seca (palha) caso o solo seja muito compacto. E claro adicionar matéria orgânica, por cá tenho as minhocas a transformar os resíduos orgânicos da cozinha em composto.

Por cá vou catando os caracóis que se resguardam nas paredes e muros, para controlar a sua população e não abusarem no consumo das minhas plântulas, e os patos e as galinhas acham um excelente petisco.

Relembro a importância de ter o cuidado de juntar diferentes plantas nos canteiros, conforme tabela que já foi apresentada em outra edição do jornal. Porque algumas beneficiam de outras no seu crescimento e desenvolvimento

Hortícolas para semear e/ou plantar ao ar livre: abóboras, agrião, aipo, alfaces, alho francês, batatas, beldroegas, beringelas, beterrabas, broculos, calêndulas, cebolas, cebolinho, cenouras, coentros, couves-flôr, couves-repolho, espinafres, feijão, funcho, luzerna, malaguetas, melancias, melão, milho, nabiças, nabos, orégãos, pepinos, pimentos, salsa, tomates, rabanetes, rúcula.

Jardim, semear: amores perfeitos (só os de flor pequena é que são os naturais e pode comer as suas flores), cravos, crisântemos, dálias, bocas de lobo, capuchinhas (estas são excelentes para circundar a nossa horta), agrião de jardim. Arbustos e árvores de fruto para plantar: Amoreiras, arandos, framboesas, groselheiras, mirtilos, morangueiros, videiras.

Na horta cultivamos alimentos e sentimentos!

Boas colheitas.


NESTA SECÇÃO

“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”

(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...