Célia Ferreira

AMHO A Minha Horta

Mexer na terra, aprender com a natureza

O mês de Agosto é mais tempo de colheitas do que sementeiras - os rigores do tempo, com muito calor e horas de sol intenso, não são propriamente favoráveis às sementeiras. Mas as colheitas, essas estão a bom ritmo.

Mexer na terra, aprender com a natureza, é algo que me dá imenso prazer, e foi esse prazer e paixão que tive oportunidade de partilhar com as crianças na escola, e foi tão interessante ver como já temos crianças que têm uma horta para cuidar, ou cuidam com os seus familiares, diria mesmo que isso lhes dá competências para o básico da vida.

Já o ditado é antigo: “Trabalho de criança é pouco, mas quem o nega é louco”. Ao convidar as crianças para as tarefas, procuro fazê-lo de modo a que seja um desafio divertido e não uma obrigação, assim ligam-se melhor.

Desde pequenas que as crianças cá em casa andam descalças na terra, pegam em enxadas e vão à descoberta, conviver com os utensílios desde cedo ajuda-os a lidar melhor com eles. Por cá confesso que sempre que vou apanhar batatas tenho de me descalçar, faz parte do meu processo de me ligar com a ação e sabe tão bem.

Podemos viver com menos bens materiais, mas a água e os alimentos são o nosso básico essencial. Verifica-se em diversos quintais escassez de água, o que é de facto preocupante. Desde pequena que vejo os exemplos em casa de consumo consciente de água, seja em casa ou no quintal, e relembro que é importante que cada um de nós faça a sua parte, evitando gastos desnecessários.

Na horta, aconselho a colocar uma camada de erva seca ou papel a cobrir o solo, pode assim evitar a evaporação acentuada, minimizar o desperdício de água e evitar a erosão do solo. Se possível utilize a rega com o sistema de gota-a-gota - desse modo é mais controlada e o solo absorve-a mais lentamente, o que evita também a evaporação. Pequenos gestos que podem fazer a diferença no médio/longo prazo.

Hortícolas para semear e/ou plantar ao ar livre: acelgas, alfaces, beringelas, beterrabas, beldroegas, cenouras, coentros, couves-repolho, couve-rábano, espinafres, feijões diversos, malaguetas, milho, nabos, pepinos, pimentos, physalis, salsa, tomates, rabanetes, rúcula.

jardim, semear e/ou plantar: amores-perfeitos, asteres, goivos, margaridas, e prímulas.

Se soubermos observar e aprender com a natureza, teremos muito a aprender.

Na horta podemos cultivar bons alimentos e bons sentimentos!

Boas colheitas.


NESTA SECÇÃO

“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”

(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...