José Travaços Santos

Baú da Memória

Mercado na Praça de Mouzinho de Albuquerque

É uma belíssima fotografia, com uma luminosidade espectacular e com indiscutível interesse histórico. Lamento não saber quem foi o seu autor.

O mercado semanal realizava-se, aos Domingos, na praça Mouzinho de Albuquerque, designação que desde os finais do século XIX lembrava e homenageava o Herói nascido na Quinta da Várzea, na paróquia e concelho da Batalha. Enquanto a Feira Franca da Batalha foi criada em 1388 pelo Rei D. João I, o mercado teria sido criado já no tempo de D. João V ou, talvez, apenas modificado.

Como era hábito, os habitantes da vila, da paróquia e de muitas povoações das freguesias vizinhas, vinham mercadejar ali. Chegavam a ser largas centenas, senão milhares. Muitos iam primeiramente à Missa dominical no Mosteiro. Por sua vez, a feira do gado, antes de passar, no princípio dos anos 40, para a Praça Nova, hoje Praça 14 de Agosto de 1385, realizava-se no actual largo de Goa, Damão e Diu.

Possivelmente a fotografia foi tirada nos fins dos anos 30, do século XX evidentemente, vendo-se ainda a grilhagem, valioso trabalho dos nossos artistas canteiros, que dividia o patim sul do monumento da desaparecida rua do Comércio. Com a execução do plano de urbanização dos anos 60 todos os edifícios, que iam da praça até ao largo de D. João I, foram demolidos. Os que ainda existem, como é o caso do que ostenta uma varanda com duas grandes janelas, propriedade do comerciante António da Costa Coelho, enquadram a sul a velha praça que, me parece ter sido nos séculos anteriores a “praça em redondo” da vila.


NESTA SECÇÃO

Orçamento PS, governo PS e execução orçamental do PS

Decorrem por estes dias negociações à esquerda com vista a permitir, não só a aprovação do o...

Uma nova equipa minhocas encontra-se a trabalhar na horta

Estamos a ter um inicio de janeiro bastante frio, no meu quintal tenho de resguardar as plan...

A Caixa de Pesos do Município da Batalha

A Carta da Vila, o pelourinho, os Paços do Concelho, a caixa de pesos, são tudo símbolos da ...