Mercado do século XIX regressou junto ao mosteiro

A reconstituição do Mercado do Século XIX voltou a realizar-se, no dia 25 de setembro, na Praça Mouzinho de Albuquerque, na Batalha.

“Aquela que é uma das mais antigas reconstituições dos mercados tradicionais do século XIX, voltou a realizar-se num espaço emblemático, envolvendo um total de 350 figurantes oriundos de agrupamentos folclóricos da região, contando ainda com o envolvimento de atores e atrizes do Te-Ato - Grupo de Teatro de Leiria, que recriaram antigas personagens dos ambientes populares característicos dos mercados”, descreve a autarquia em comunicado.

O evento contou ainda com animação diversificada, para além das participações de algumas figuras-tipo da época, tais como o oleiro, o tira-dentes, a bordadeira, o latoeiro, o barbeiro, as leitoras da sina, entre outros.

O público pôde ainda adquirir produtos típicos da região e habitualmente comercializados nos mercados rurais, tais como a sardinha assada, a broa e o pão cozidos a lenha, frutas e hortaliças diversas, vinho de pipo, pevides, tremoços, doçaria tradicional.

 


NESTA SECÇÃO

Bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos da igreja da Golpilheira

A celebração da bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos, na Igreja de Nossa Senhora...

Valorlis aposta na inovação tecnológica para otimizar a recolha de resíduos

  A Valorlis, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos ...

Bênção dos bebés nas paróquias da Batalha e Reguengo do Fetal

Um grupo de 25 bebés das paróquias da Batalha e do Reguengo do Fetal foi apresentado pelas f...