Mercado do século XIX regressou junto ao mosteiro

A reconstituição do Mercado do Século XIX voltou a realizar-se, no dia 25 de setembro, na Praça Mouzinho de Albuquerque, na Batalha.

“Aquela que é uma das mais antigas reconstituições dos mercados tradicionais do século XIX, voltou a realizar-se num espaço emblemático, envolvendo um total de 350 figurantes oriundos de agrupamentos folclóricos da região, contando ainda com o envolvimento de atores e atrizes do Te-Ato - Grupo de Teatro de Leiria, que recriaram antigas personagens dos ambientes populares característicos dos mercados”, descreve a autarquia em comunicado.

O evento contou ainda com animação diversificada, para além das participações de algumas figuras-tipo da época, tais como o oleiro, o tira-dentes, a bordadeira, o latoeiro, o barbeiro, as leitoras da sina, entre outros.

O público pôde ainda adquirir produtos típicos da região e habitualmente comercializados nos mercados rurais, tais como a sardinha assada, a broa e o pão cozidos a lenha, frutas e hortaliças diversas, vinho de pipo, pevides, tremoços, doçaria tradicional.

 


NESTA SECÇÃO

Pai e filha bebé residentes na Batalha morrem em acidente, funeral marcado

O homem e a sua filha de dois meses que morreram no acidente ocorrido na Estrada Atlântica, ...

Região pede financiamento para seis projetos que considera fundamentais desenvolver

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIM Região de Leiria) revelou no dia 25 de ...

Valorlis premeia escolas com melhor desempenho ambiental

  Os 55 estabelecimentos de ensino que participaram no Programa Ecovalor ano letivo 2021/...