José Travaços Santos

Baú da Memória

Memória das Mães que foram verdadeiras Heroínas

Foi há perto de 25 anos, em 8 de Dezembro de 1993, dia da Padroeira de Portugal, que, numa, muito feliz e louvável iniciativa do Centro Recreativo da Rebolaria, então presidido por Rui Manuel de Sousa Pinheiro, foram homenageadas sete mães daquela aldeia tão intimamente ligada à Vila da Batalha.

Ser mãe já é em si um acto heróico, mas ser mãe, ter ficado viúva muito nova, viver com extremas dificuldades económicas e ter criado, educando-os primorosamente, um rancho de filhos, é duplamente heróico.

Aquela homenagem, acto invulgar de gratidão da comunidade às mulheres que corajosa e sacrificadamente assumiram um papel de inigualável nobreza na vida local, ficou-me na memória, avivando-se agora por altura do falecimento de uma dessas mães, a D. Matilde Maria Henriques Moreira, falecida aos 95 anos, mãe de Abílio, já falecido, da Céu (viúva de Vergílio Pereira), da Helena, da Fátima, do José e do Joaquim Moreira Ruivo, este figura de relevo nos meios da música e da etnografia da nossa região.

D. Matilde, magrinha, com um ar muito frágil, mas duma firmeza de espírito e duma coragem inexcedíveis. O seu filho mais novo, o Joaquim, nasceu poucos dias antes da morte do pai. Viveu os últimos anos acamada, mas em sua casa e sempre rodeada e acarinhada pelos filhos.

 

 

 

 

 

 

A fotografia, que se publica, mostra da esquerda para a direita, as homenageadas naquele inesquecível 8 de Dezembro, delas apenas resta uma, a D. Lúcia Bagagem: D. Emília Vieira Alexandre, D. Matilde Bagagem, D. Emília Guerra, D. Lúcia Vieira Bagagem, D. Matilde Moreira, D. Júlia da Piedade Vieira Ruivo e D. Júlia Moreira Grosso.

Mas quantas mães não haverá assim pelo mundo fora?


NESTA SECÇÃO

A importância do associativismo

Todas as formas de associativismo são importantes, merecendo especial destaque, em minha opi...

A Lua para a minha mulher

Os dias estão a ficar mais longos e a Lua mais longe. As contas feitas pelos cientistas deix...

40 curiosidades sobre o mosteiro

40 curiosidades que, sendo bem e aliciantemente explicadas como foram pelo Dr. Rui Borges Cu...