Município da Batalha MCCB (Museu da Comunidade Concelhia da Batalha)

Espaço do Museu

MCCB recebe mais um prémio

O MCCB recebeu, em dezembro de 2020, uma Menção Especial da APOM – Associação Portuguesa de Museologia, no âmbito da 25ª edição da atribuição dos prémios desta associação que já conta com 55 anos de atividade.

A cerimónia decorreu online, atendendo à atual pandemia, tendo contado com as intervenções iniciais da Senhora Ministra da Cultura, Graça Fonseca, e de João Neto e Pedro Inácio, respetivamente Presidente e Vice-Presidente da direção da APOM.

A distinção atribuída ao MCCB, destaca o percurso deste museu na área da Inclusão, designadamente nos recursos que disponibiliza a todos os públicos, bem como na sua programação integradora, que conta com iniciativas que visam a sensibilização e a educação para a área da acessibilidade.

A distinção em torno da Inclusão agraciou também outras instituições e museus, como a Associação Acesso Cultura, a ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal), entre outras.

O MCCB, recorde-se, já havia sido galardoado pela APOM, com o prémio de Melhor Museu Português, em 2012 (um ano após a sua inauguração), e com uma Menção Honrosa, em 2018, reconhecendo a investigação que convergiu na exposição “100 Anos de Carvão – Minas da Batalha: 1854-1954”.

Aos prémios da APOM, candidataram-se em 2020, 208 instituições entre Portugal Continental e Regiões Autónomas de Açores e Madeira, destacando-se 86 nomeados em 31 categorias, das quais se assinalam, a título de exemplo, as de: Melhor Museu do Ano, Informação Turística, Projeto Internacional, Incorporação, Inovação e Criatividade, Catálogo, Serviço de Educação e Mediação Cultural, Coleção Visitável e Exposição Temporária.

O Prémio de Melhor Museu do Ano foi, nesta edição, atribuído ao Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s.

Refira-se que a APOM, fundada em 1965, é a primeira organização profissional ligada aos Museus criada em Portugal, com o objetivo de servir a museologia e a comunidade de profissionais de museus portugueses, de acordo com os critérios estabelecidos pelo ICOM (Conselho Internacional dos Museus).

Para o Município da Batalha, esta distinção vem reforçar o empenho do seu Museu na comunidade que representa, cumprindo a missão da valorização e promoção do território e de envolvimento e integração dos seus públicos.

Recordamos que o MCCB abre de quarta-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Nos primeiros domingos do mês, a entrada é gratuita para munícipes e residentes no concelho da Batalha.

Contamos com a vossa prezada visita neste novo ano.

 


NESTA SECÇÃO

Importação de bens de reduzido valor

Foi revogado o título III do Decreto-Lei n.º 31/89, de 25 de janeiro, pela alínea b) do arti...

Declaração automática de rendimentos

No passado dia 31 de março, o Governo emitiu um comunicado de imprensa, sobre a entrega e co...

Regularização de IVA nos créditos de cobrança duvidosa

O Orçamento do Estado para 2020, veio trazer significativas alterações ao regime fiscal de r...