MCCB reabriu no Dia Internacional dos Museus
Maio é o mês em que comemora o Dia Internacional dos Museus. Assim acontece desde 1977, pela iniciativa do ICOM (Conselho Internacional dos Museus). Assinalado a 18 de maio, cada vez mais museus se juntam às comemorações. De acordo com o ICOM, em 2019, participaram mais de 37 mil museus neste evento, em cerca de 158 países e territórios.
Todos os anos é definido um tema para assinalar a data. No presente ano, foi escolhido o tema “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”. Segundo o ICOM, «os desafios da inclusão e diversidade e a dificuldade de lidar com questões sociais complexas em ambientes cada vez mais polarizados, embora não sejam exclusivos de museus e instituições culturais, são importantes, devido à alta reputação dos museus no seio da sociedade em que vivemos».
Sendo agentes de mudança e instituições confiáveis, os museus são convidados a repensar nos seus serviços disponibilizados ao público, nomeadamente as exposições, as conferências, os programas educativos, entre outros. Uma adaptação certamente desafiante para muitos museus, mas que contribui o acolhimento cuidado e democrático da diversidade dos visitantes, refletida na etnia, no género, a orientação e identidade sexual, na formação socioeconómica, no nível de educação, na capacidade física, na afiliação política e nas crenças religiosas.
Em Portugal, a DGPC (Direção Geral do Património Cultural) convidou todos os parceiros da Rede Portuguesa de Museus, da qual o MCCB faz parte, a incluir as suas iniciativas na plataforma http://w3.patrimoniocultural.pt/museus2020/digital/. Atendendo às condicionantes a que a atual pandemia obriga, as atividades assumem o formato digital. Nesta plataforma, é possível fazer visitas virtuais, conhecer publicações, exposições, entre outras propostas que nos guiam por museus de Norte a Sul do país.
Refira-se ainda que, em período de “desconfinamento”, a DGPC deliberou a reabertura de museus, palácios e monumentos sob a sua tutela, a partir do 18 de maio, com o cumprimento de apertadas normas de distanciamento, higienização a que se junta o uso obrigatório de máscara.
O MCCB abrirá as suas portas ao público a 17 de maio, assegurando um conjunto de procedimentos de segurança, como a utilização obrigatória de máscaras, desinfeção das mãos à entrada e à saída do equipamento, entre outras, que assegurarão o cumprimento das normas definidas pela Direção Geral da Saúde.
A equipa do museu fica ao dispor para quaisquer questões relacionadas com a reabertura, assim como para marcações, através dos contactos: geral@museubatalha.com ou 244769878.
Esperamos por si.
NESTA SECÇÃO
Fumeiro e legumes cozidos qual é o resultado?
Com este tempo de chuva e cinzento só apetece comida quente de tacho como o cozido à portugu...
“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”
(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...
Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede
Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...