Marcelo venceu no concelho que apresenta a menor abstenção

O atual atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, venceu as eleições presidenciais de 25 de janeiro, conquistando no distrito de Leiria mais 11 mil votos e uma percentagem superior àquela que alcançou em 2016, agrupando dois terços do eleitorado (https://www.eleicoes.mai.gov.pt/presidenciais2021/resultados/territorio-nacional).

O presidente foi reeleito com mais 90 mil votos que o segundo classificado, André Ventura. Em 2016, os eleitores à esquerda de Marcelo Rebelo de Sousa ultrapassaram um terço dos votos, quedando-se desta vez por um quinto.

As urnas perderam 28 mil eleitores. Há cinco anos havia mais dez mil inscritos nos cadernos eleitorais e agora participação eleitoral foi menos efetiva. A abstenção distrital foi de 55,3%, contra 49,8% há cinco anos.

O líder do Chega a ficou à frente da socialista Ana Gomes em 11 dos 16 concelhos do distrito e em 85 das 110 freguesias. A uma distância de quase 93 mil votos do vencedor, André Ventura conseguiu 22.576 votos (12,5%).

Já Marcelo Rebelo de Sousa fez o pleno no distrito, venceu em todos os concelhos e em todas as freguesias, como há cinco anos.

Ana Gomes ficou em terceiro lugar com 10,45% (18.871 votos) e apenas nos concelhos de Caldas da Rainha, Nazaré, Marinha Grande, Óbidos e Castanheira de Pera conseguiu mais votos que o líder do Chega.

À semelhança do sucedido há cinco anos, a abstenção maior ocorreu no concelho da Nazaré, onde 64,1% dos eleitores inscritos não exerceram o direito de votar. A Batalha foi o concelho em que houve maior afluência às urnas, com 50,12% de votantes e a abstenção a quedar-se nos 49,88%.


NESTA SECÇÃO

Município com “situação globalmente equilibrada”

A a última reunião do atual mandato 2017-2021 do executivo municipal aconteceu no dia 7 de o...

Equipas do concelho distinguidas na 'caça' às espécies exóticas invasoras

O Concelho da Batalha participou com três equipas na 4ª edição dos Desafios Invasoras.pt/Cor...

“Casa Vitral – Uma casa para todos” vence Orçamento Participativo

O projeto inclusivo “Casa Vitral – Uma casa para todos”, apresentado pelo Agrupamento de Esc...