Célia Ferreira

AMHO A Minha Horta

Manjericão ajuda no sabor e produção dos tomateiros

Neste mês alguns hortelãos mais pioneiros começam já a colher os primeiros legumes de primavera, outros estão ainda a plantar e semear. Por cá, temos um pouco dos dois, até porque as características do meu solo, que é muito barro, não me permite grandes culturas enquanto chove. No passado acabei por perder muitas culturas, que semeie ou plantei e depois… afogaram-se. Agora, tendo consciência das características do solo do quintal, já aprendi a respeitar os ciclos do meu quintal.

Como está na altura inicial das sementeiras, relembro que algumas plantas não gostam de ficar junto de outras, a isto chama-se consociação desfavorável. Em contrapartida, há outras que beneficiam da presença.

Por exemplo, os tomateiros e os pepineiros não devem ficar juntos. Os tomateiros beneficiam, em sabor e produção se tiverem por perto pés de manjericão.

Nas bordaduras das hortas, de preferência, do lado que predomina o vento, convém colocar ervas aromáticas que assim executam um controlo de algumas pragas e doenças.

A erva-cidreira – repele pulgão, mosquitos, mosca branca e formigas (infusão de 50 gramas de planta fresca em um litro de água; deixar esfriar, pulverizar pura, diretamente na planta. Capuchinha – mantém distante a mosca braca e pulgões, basta estar plantada no local.

Hortícolas para semear e/ou plantar ao ar livre: abóboras, aipo, alfaces, alho francês, batatas, beringelas, beterrabas, broculos, cebolas, cenouras, coentros, couves-flôr, couves- repolho, couve-rábano, espinafres, ervilhas, malaguetas nabiças, nabos, pepinos, pimentos, salsa, tomates, rabanetes, rúcula, calêndulas.

Jardim, semear: amores perfeitos cravos, crisântemos, dálias, bocas de lobo, capuchinhas, agrião de jardim, calêndulas.

Arbustos e Árvores de fruto para plantar: Amoreiras, arandos, framboesas, groselheiras, mirtilos, morangueiros, videiras.

Na horta cultivamos alimentos e bons sentimentos!

Boas colheitas.

 


NESTA SECÇÃO

Refrescos de verão

No querido mês de agosto sabem maravilhosamente bem as tardes passadas à beira-mar, os churr...

“Monumento que homenageia combatentes da Batalha inaugurado no centenário da Liga”

Exmº Senhor Diretor do Jornal da Batalha Sou a solicitar os vossos bons ofícios para corr...

O negacionismo crescente ou a evidência histórico-científica

Tem vindo a assistir-se, um pouco por todo o planeta, a uma crescente negação de factos hist...