Joana Crispim

Mestre em Psicologia Clínica e formada em Hipnose

A luta de Stephen Hawking contra a Doença

O mundo continua de luto por Stephen Hawking que faleceu no passado dia 14 de março.

Com apenas 21 anos foi-lhe diagnosticada a doença de Esclerose Lateral Amiotrófica, os médicos que o acompanhavam deram-lhe apenas três anos de vida. No entanto, este físico inglês não se acomodou com a ideia e diariamente lutou contra esta sentença de morte. E será que lutou, ou efetivamente desafiou esta amaldiçoada doença? Sim, na verdade podemos mesmo referir que este senhor viveu a sua vida a desafiar limites, não só os seus como os da física moderna. E assim tornou-se numa figura de destaque a nível mundial.

Mas o que é a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)?

Esta é considerada uma doença neurodegenerativa que provoca a destruição de determinadas células do sistema nervoso responsáveis pelo movimento muscular, conduzindo a pessoa à paralisia progressiva. A etiologia desta doença é ainda desconhecida, apenas se conhece que é crónica, progressiva e que incide maioritariamente no sexo masculino a partir dos 40 anos.

O desenvolvimento desta doença não compromete as funções cerebrais, o que provoca por parte do paciente uma perceção maior e também mais dolorosa da evolução da própria doença. Este quadro clínico começa lentamente a progredir, o paciente pode manifestar inicialmente alguma dificuldade para deglutir, engolir a própria saliva e também dificuldade na articulação de algumas palavras. Numa fase posterior, provoca a diminuição do tónus muscular particularmente nos braços e pernas, com o decorrer do tempo o paciente identificado pode ficar com atrofia muscular levando a uma paralisia total.

Ainda não foi descoberto nenhum tratamento específico para a cura, qualquer das formas esta doença pode ser controlada ao nível farmacológico com a cooperação de tratamento multidisciplinar.

A morte ocorre geralmente num prazo de dois a cinco anos, sendo que 20% dos pacientes sobrevivem seis anos.

“O paraíso é um conto de fadas para pessoas com medo do escuro.” (Stephen Hawking)


NESTA SECÇÃO

É Natal, cuidado com a sua saúde!

Na consoada e no dia de Natal as mesas portuguesas estão repletas de bolos, tartes e doces. ...

Torcicolo Muscular Congénito

Na edição deste mês abordamos o tema Torcicolo Muscular Congénito. Define-se como uma condi...

Infeções respiratórias - quando nos devemos preocupar?

O início do outono e o regresso ao infantário ou escola vem sempre acompanhado pelos quadros...