Lusodescendente da Batalha eleito autarca no Canadá
O luso-canadiano Nelson Santos, filho de um casal que partiu de Reguengo do fetal, no Concelho da Batalha, foi eleito pela quinta vez, na segunda-feira, 22, presidente da Câmara Municipal de Kingsville, na província de Ontário, no Canadá.
O autarca, de 48 anos, também editor no jornal local Kingsville Reporter, foi reeleito por aclamação e o único candidato a apresentar-se no sufrágio.
A cidade tem um orçamento anual que ronda 13,4 milhões de euros e aposta no turismo, através da produção de vinho e de cerveja artesanal, que estão entre as suas principais atividades.
Localizada no sul do Ontário, Kingsville tem 23 mil habitantes, dos quais dois mil são portugueses e lusodescendentes. As maiores comunidade étnicas são a italiana, portuguesa e alemã.
O “mayor” Nelson Santos, licenciado em Ciências Sociais e Políticas na Universidade de Windsor, filho de um casal de emigrantes que chegou ao Canadá nos finais dos anos 1960, estreou-se na política com 27 anos, quando foi eleito para a Assembleia Municipal de Kingsville (1997).
Em 2003 foi eleito presidente da câmara da cidade e voltou a ser eleito em 2006, 2010, 2014, neste caso
com perto de 85% dos votos. Agora, não foi preciso ir a eleições, pois a recondução no cargo decidiu-se por proclamação.
Foto: Zander Broeckel, da rádio AM800
NESTA SECÇÃO
Bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos da igreja da Golpilheira
A celebração da bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos, na Igreja de Nossa Senhora...
Valorlis aposta na inovação tecnológica para otimizar a recolha de resíduos
A Valorlis, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos ...
Bênção dos bebés nas paróquias da Batalha e Reguengo do Fetal
Um grupo de 25 bebés das paróquias da Batalha e do Reguengo do Fetal foi apresentado pelas f...