Lusodescendente da Batalha eleito autarca no Canadá

O luso-canadiano Nelson Santos, filho de um casal que partiu de Reguengo do fetal, no Concelho da Batalha, foi eleito pela quinta vez, na segunda-feira, 22, presidente da Câmara Municipal de Kingsville, na província de Ontário, no Canadá.

O autarca, de 48 anos, também editor no jornal local Kingsville Reporter, foi reeleito por aclamação e o único candidato a apresentar-se no sufrágio.

A cidade tem um orçamento anual que ronda 13,4 milhões de euros e aposta no turismo, através da produção de vinho e de cerveja artesanal, que estão entre as suas principais atividades.

Localizada no sul do Ontário, Kingsville tem 23 mil habitantes, dos quais dois mil são portugueses e lusodescendentes. As maiores comunidade étnicas são a italiana, portuguesa e alemã.

O “mayor” Nelson Santos, licenciado em Ciências Sociais e Políticas na Universidade de Windsor, filho de um casal de emigrantes que chegou ao Canadá nos finais dos anos 1960, estreou-se na política com 27 anos, quando foi eleito para a Assembleia Municipal de Kingsville (1997).

Em 2003 foi eleito presidente da câmara da cidade e voltou a ser eleito em 2006, 2010, 2014, neste caso

com perto de 85% dos votos. Agora, não foi preciso ir a eleições, pois a recondução no cargo decidiu-se por proclamação.

Foto: Zander Broeckel, da rádio AM800

 


NESTA SECÇÃO

Orçamento participativo com 12 propostas em votação

A câmara municipal revelou esta quinta-feira, 21, que o Orçamento Participativo da Batalha c...

“Joia da Batalha” quer ser uma das “7 Maravilhas”

O Mosteiro do Leitão candidatou ao concurso “7 Maravilhas Doces de Portugal” um doce que bat...

Projetos do concelho no prémio “Ciência na Escola”

Três projetos de alunos do Concelho da Batalha passaram à fase de desenvolvimento da 16ª edi...