Lusodescendente da Batalha eleito autarca no Canadá

O luso-canadiano Nelson Santos, filho de um casal que partiu de Reguengo do fetal, no Concelho da Batalha, foi eleito pela quinta vez, na segunda-feira, 22, presidente da Câmara Municipal de Kingsville, na província de Ontário, no Canadá.

O autarca, de 48 anos, também editor no jornal local Kingsville Reporter, foi reeleito por aclamação e o único candidato a apresentar-se no sufrágio.

A cidade tem um orçamento anual que ronda 13,4 milhões de euros e aposta no turismo, através da produção de vinho e de cerveja artesanal, que estão entre as suas principais atividades.

Localizada no sul do Ontário, Kingsville tem 23 mil habitantes, dos quais dois mil são portugueses e lusodescendentes. As maiores comunidade étnicas são a italiana, portuguesa e alemã.

O “mayor” Nelson Santos, licenciado em Ciências Sociais e Políticas na Universidade de Windsor, filho de um casal de emigrantes que chegou ao Canadá nos finais dos anos 1960, estreou-se na política com 27 anos, quando foi eleito para a Assembleia Municipal de Kingsville (1997).

Em 2003 foi eleito presidente da câmara da cidade e voltou a ser eleito em 2006, 2010, 2014, neste caso

com perto de 85% dos votos. Agora, não foi preciso ir a eleições, pois a recondução no cargo decidiu-se por proclamação.

Foto: Zander Broeckel, da rádio AM800

 


NESTA SECÇÃO

Uma câmara mais perto das pessoas

  A governação de uma câmara municipal é uma função nobre, que deve ter as pessoas em pri...

Garantimos que a Batalha não se resumirá ao mosteiro

Apresento a minha candidatura pelos munícipes da Batalha. Estarei disponível para ouvir os p...

A fundamental questão: por que nos candidatamos à presidência da Câmara da Batalha?

  A primeira análise que se deve fazer a uma candidatura política é a motivação dessa can...