Célia Ferreira

A.M.HO. A.Minha.Horta

A lua que puxa pelas plantas

 “Em Janeiro, sobe ao outeiro, se vires verdejar põe-te a chora, se vires nevar, põe-te a cantar.

Janeiro molhado, se não cria o pão, cria o gado.”

O mês de janeiro é um ótimo momento para planear as plantações do ano inteiro, é o momento em que procuro as sementes biológicas que não consegui guardar. Procuro sementes biológicas e/ou antigas, pois são as que me garantem plantas mais rústicas, capazes de viverem mais e melhor sem maleitas.

Hoje em dia, já existem diversos locais onde se podem adquirir, mas onde encontro mais variedades é na Internet. Já existem também alguns viveiros que fornecem pés de plantas biológicas. Por vezes pago mais na aquisição destas variedades em relação às restantes, mas se pensar que evito custos de “manutenção” e corro menos riscos, no final a produção fica-me mais barata.

Caso tenha uma estufa, ou uma varanda abrigada, pode começar a colocar em pequenos vasos ou alvéolos (os copos de iogurtes, os rolos do papel higiénico, são bons para esse efeito) as sementeiras para a primavera.

A minha mãe ensina-me que os alhos devem ser plantados no crescente deste mês. Tenho ouvido outras teorias, pois também conheço muitas pessoas que os plantam em novembro, e acredito que as geadas terão a sua influência em preferir um momento ou outro.

O ideal é lançar à terra em diferentes momentos e tirar as próprias ilações. No meu quintal a geada é muito forte, pelo que tenho tido mais sucesso em atrasar a sua sementeira.

Costumo orientar as sementeiras pelo ciclo da lua. Quanto está a crescer também se está a afastar da terra, por isso puxa pelas plantas para crescerem (propicio para a sementeira dos legumes que crescem para cima), quando está em fase minguante puxa pelas plantas para o interior da terra (propicio às sementeiras dos legumes de raiz).

Mas isto só funciona melhor com a sementeira, com o plantio ou transplante o que se pretende é que os pés das plantas se infiltrem na terra, pelo que a época da lua a aproveitar será a do minguante.

Hortícolas para semear em local coberto: alfaces de inverno, alho francês, alhos, agriões, brócolos, cenouras, cebolas, coentros, couves, ervilhas, espinafres, favas, nabos, nabiças, rabanetes e salsa

Hortícolas para Semear ao ar livre em zonas menos propensas a geadas: alho francês, beterrabas, cebolas, cenouras, coentros, couve-flor, couves- repolho, espargos, espinafres, ervilhas, nabiças, nabos, rabanetes, rúcula, coentros e calêndulas.

Jardim, Semear: begónias, gipsófilas, goivos, lírios, miosótis, flor de lis, sécias, petúnias, roseiras, zinias e bolbos em geral.

É também uma excelente altura para plantar arbustos e árvores de fruto. O meu jardim já está a ficar ladeado de arbustos que dão fruto, por cá privilegia-se que tudo para além de decorativo também seja produtivo.

Na horta cultivamos alimentos e sentimentos!

Boas Colheitas.


NESTA SECÇÃO

“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”

(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...