Livro revela 40 curiosidades sobre o mosteiro
O livro “Mosteiro da Batalha – 40 curiosidades sobre o monumento”, da autoria de Rui Borges Cunha, é apresentado este domingo, 10, na Batalha, e pretende suscitar a curiosidade dos portugueses, atualmente apenas 20% do total de visitantes do monumento património da humanidade.
A obra infantojuvenil, com ilustrações de Luís Taklim, reúne informação desde a fundação até à atualidade do Mosteiro de Santa Maria da Vitória e destina-se em particular às crianças dos 2º e 3º ciclos do ensino básico.
O autor, responsável pela divisão da educação, cultura e desporto da Câmara da Batalha, onde trabalha há 18 anos, concentrou em “Mosteiro da Batalha – 40 curiosidades sobre o monumento” um conjunto de histórias que constituem um argumento para os portugueses - sobretudo os mais jovens – quererem conhecer melhor o monumento.


É que no ano passado o Mosteiro da Batalha registou 492.093 entradas de bilheteira, mas cerca de 80% foram de estrangeiros.
Os estilos arquitetónicos, os mestres que contribuíram para a construção, a originalidade das técnicas ou espaços já desaparecidos enquadram algumas das curiosidades, numa obra em que Rui Borges Cunha procurou que houvesse informação nova ou atualizada e diferente daquela que é habitual encontrar sobre o monumento.
No Dia Mundial da Criança, na sexta-feira, 1, o livro foi distribuído ao alunos dos 2º e 3º ciclos ensino básico do Agrupamento de Escolas da Batalha.
A obra é apresentada a partir das 16h30, no auditório do Mosteiro da Batalha. A apresentação é feita pelo historiador e etnógrafo José Travaços santos.
NESTA SECÇÃO

Monumento no centro da vila homenageia Travaços Santos
A homenagem a José Travaços Santos, uma figura incontornável da região quando se fala de his...

"Um homem ao serviço da cultura” inaugura homenagem a Travaços Santos
A inauguração da exposição “Um homem ao serviço da cultura” é a primeira de um conjunto de i...

Museu lança livro multiformato no Dia da Pessoa com Deficiência
O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB) celebra o Dia da Pessoa com Deficiência co...