Livro revela 40 curiosidades sobre o mosteiro

O livro “Mosteiro da Batalha – 40 curiosidades sobre o monumento”, da autoria de Rui Borges Cunha, é apresentado este domingo, 10, na Batalha, e pretende suscitar a curiosidade dos portugueses, atualmente apenas 20% do total de visitantes do monumento património da humanidade.

A obra infantojuvenil, com ilustrações de Luís Taklim, reúne informação desde a fundação até à atualidade do Mosteiro de Santa Maria da Vitória e destina-se em particular às crianças dos 2º e 3º ciclos do ensino básico.

O autor, responsável pela divisão da educação, cultura e desporto da Câmara da Batalha, onde trabalha há 18 anos, concentrou em “Mosteiro da Batalha – 40 curiosidades sobre o monumento” um conjunto de histórias que constituem um argumento para os portugueses - sobretudo os mais jovens – quererem conhecer melhor o monumento.

É que no ano passado o Mosteiro da Batalha registou 492.093 entradas de bilheteira, mas cerca de 80% foram de estrangeiros.

Os estilos arquitetónicos, os mestres que contribuíram para a construção, a originalidade das técnicas ou espaços já desaparecidos enquadram algumas das curiosidades, numa obra em que Rui Borges Cunha procurou que houvesse informação nova ou atualizada e diferente daquela que é habitual encontrar sobre o monumento.

No Dia Mundial da Criança, na sexta-feira, 1, o livro foi distribuído ao alunos dos 2º e 3º ciclos ensino básico do Agrupamento de Escolas da Batalha.

A obra é apresentada a partir das 16h30, no auditório do Mosteiro da Batalha. A apresentação é feita pelo historiador e etnógrafo José Travaços santos.


NESTA SECÇÃO

Destino de alguns valores do Mosteiro de Santa Maria da Vitória

Universalidade de Portugal Não sei se Portugal pode cumprir outra missão, servir ou...

Exposição liga Batalha aos principados romenos

Está patente no mosteiro uma exposição intitulada “Os principados romenos no tempo da constr...

Infante D. Henrique, Imperador de novos mares e de novos céus

Infante D. Henrique   “Talant de bien faire”   Tive a vocação do bem.   ...