Limpeza de terrenos começou na Batalha

A Câmara da Batalha vai investir 90 mil euros na limpeza de terrenos, caminhos e estradas municipais do concelho, já iniciada, e em moto bombas a gasolina, reforço de pontos de água e equipamento de apoio ao combate a fogos.

Estas ações, a realizar em colaboração com as juntas de freguesia, “têm como objetivo aumentar a resiliência do espaço florestal aos incêndios e atenuar a sua propagação, consistindo no corte e limpeza dos terrenos públicos, de bermas e valetas”, refere a autarquia em comunicado.

“Tão relevante como a ação das autarquias na prevenção é a colaboração e informação da população, seja na limpeza dos seus terrenos, seja na primeira reação em caso de incêndio.

Por isso, vamos dotar as freguesias com moto bombas a gasolina e equipamentos de apoio ao primeiro combate”, adiantou o presidente da câmara, Paulo Batista Santos.

Os responsáveis por terrenos junto a edifícios em espaços rurais são obrigados a proceder à gestão de combustível numa faixa de largura não inferior a 50 metros, até 15 de março.

No final do prazo, a câmara realizará os trabalhos, substituindo-se aos infratores, que terão que ressarcir o município pelas despesas efetuadas.

As multas vão de 280 a 10 mil euros para pessoas singulares e de 1.600 a 120 mil para empresas e outras entidades coletivas.


NESTA SECÇÃO

Carnaval põe 1.500 miúdos e graúdos a desfilar na vila

O Carnaval na Batalha volta à rua e promete diversão para todas as faixas etárias, com uma p...

Exploração da Barrosinha chumbada de vez

O projeto de exploração da pedreira da Barrosinha, na freguesia de Reguengo do Fetal, foi fo...

Câmara quer antigas instalações da conservatória e registo civil

A Câmara da Batalha reclamou no final do ano passado, junto do Governo, “a gestão das antiga...