Ana Caseiro (Cozinheira)

À Mesa

Laranjal no convento

O primeiro rei, Afonso Henriques, doou aos Cavaleiros do Templo de Jerusalém, uma vasta região entre Mondego e Tejo. Conta a lenda que em 1160 os cavaleiros da Ordem do Templo chegaram à região e estabeleceram o nome de Tomar.

Em 1314 a ordem foi extinta devido às perseguições do rei de França, Filipe – O Belo. Com a vontade e ordem de D. Dinis, os bens, as pessoas e os privilégios foram integrados numa nova ordem em 1319 – a Milícia dos Cavaleiros de Cristo.

Mais tarde, no século XVI, os portugueses nas suas descobertas trouxeram as laranjas da China. O laranjal foi plantado no seculo XVII na antiga Almedina do Castelo de Tomar.

Anualmente, acontece a Feira da Laranja Conventual, dentro do convento, onde se homenageia o fruto em bolos, infusões, licores, compotas, produtos de beleza e até artesanato.

Atualmente há várias espécies de laranjas, como clementinas, tangerinas, toranjas e kumquat. Tanto se pode fazer com estes citrinos, como sumos, temperar e marinar carnes, sobremesas de colher e bolos de fatia, sangrias e sorbets.

Duas receitas de fácil execução, em que gosto de usar a laranja: a torta de laranja especial (não precisa de enrolar nesta receita) a acompanhar chá de flor de laranjeira; e a empada de escabeche de pato com laranja.

Empada de escabeche de pato com laranja (para 8 gulosos)

Ingredientes:

Recheio de pato:

1 pato

400 gr de cebola picada

2 dentes de alho picado

2 cenouras cortas em cubos

150 ml vinagre

50 ml sumo de laranja

50 ml água

2 gemas de ovo

Pimenta preta q.b.

Sal q.b.

Azeite q.b.

1 folha de louro

2 ramos de tomilho fresco

Massa:

225 gr farinha

110 gr manteiga à temperatura ambiente

35 ml leite

1 colher de café sal fino

2 gemas de ovo

Preparação:

Pré aqueça o forno a 165º e asse o pato inteiro durante 1h30. Retire do forno, deixei arrefecer e desfie.

De seguida avance com a massa porque tem que descansar, misture a manteiga com a farinha e o sal fino até obter uma massa homogénea. Faça um buraco e adicione o leite e as gemas, volte a envolver e reserve no frigorifico durante uma hora.

Para o recheio da empada, coloque ao lume azeite e refogue o alho e a cebola picada, junte de seguida a cenoura e os aromáticos como louro e tomilho. Adicione o vinagre e o sumo de laranja e a água e deixe reduzir (evaporar a água). Retire as ervas aromáticas e adicione o pato desfiado e a gema e envolva bem até ficar cremoso, retifique os tempero com sal e pimenta preta. Retire do lume e deixe arrefecer, deve trabalhar com o recheio frio quando montar a empada.

Estique a massa com ajuda de rolo da massa e forre uma forma de tarte. Atenção com as laterais, recheie com aparelho de pato e cubra com um “disco” de massa pressionando bem as laterais para unir as massas. Leve ao forno a 180º durante 25 minutos e delicie-se.

Pode ser logo servida com uma salada com legumes da época ou consumida fria.

Torta de Laranja trapalhona (para 8 gulosos)

Ingredientes:

200 ml sumo de laranja

400 gr de açúcar

Raspa de 2 laranjas

1 colher de chá de amido de milho

9 ovos

90 gr de manteiga derretida

 

Preparação:

Primeiro envolta o açúcar, amido de milho, o sumo e a raspa de laranja numa tijela. Adicione os ovos e bata muito bem até dissolver o açúcar. Junte a manteiga derretida mexendo sempre. Aqueça o forno a 170º. Como esta torta é trapalhona forre com papel vegetal e manteiga uma forma de bolo inglês, daquelas retangulares. Vire o preparado para a forma forrada e coloque a cozer no forno durante 30 minutos. Retire, deixe arrefecer e deguste com chá flor de laranjeira.

Até a próxima edição e até lá boas degustações e aproveitem momentos deliciosos à mesa.

 


NESTA SECÇÃO

“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”

(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...