“Joia da Batalha” quer ser uma das “7 Maravilhas”
O Mosteiro do Leitão candidatou ao concurso “7 Maravilhas Doces de Portugal” um doce que batizou de “Joia da Batalha”, composto com geleia de ginja e chocolate.
“A proposta foi inspirada em sete reis de Portugal que passaram pelo Mosteiro de Santa Maria da Vitória”, explica o restaurante, situado no Casal da Amieira, na Batalha, adiantando que é “feita sob a tradicional receita do macaron, contendo um inigualável sabor a ginja, transformado em geleia a partir da ginja de Óbidos Vila das Rainhas. E porque ginja rima com chocolate, o interior e exterior não passam despercebidos aos verdadeiros fãs do cacau. Acresce ainda folha de ouro comestível”.
“As características da “Joia da Batalha” elevam o palato a um verdadeiro banquete real”, salienta o Mosteiro do Leitão na sua página no Facebook.
As categorias a concurso são: doces de território, bolo de pastelaria, doce de colher e doce à fatia, biscoitos e bolos secos, doces festivos, doces de fruta e mel e doces de inovação.
Este ano os candidatos são votados por cada um dos 18 distritos e duas regiões autónomas, com 20 programas em direto a realizar nos meses de julho e agosto. Há sete candidatos por distrito e regiões autónomas, num total de 140 doces, sendo que de cada programa na RTP sai um pré-finalista que passa às semifinais.
Um grande júri, órgão constituído por sete figuras do espaço mediático, será responsável pela repescagem de oito candidatos que se irão juntar aos 20 pré-finalistas.
Os 28 pré-finalistas são divididos por sorteio pelas duas semifinais, nos dias 24 e 31 de agosto, dois programas em direto na RTP1. Em cada semifinal são apurados os sete doces.
A gala finalíssima decorre a 7 de setembro de 2019 e será transmitida pela RTP1. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos sete doces pelos portugueses como “7 Maravilhas de Portugal”.
NESTA SECÇÃO
Bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos da igreja da Golpilheira
A celebração da bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos, na Igreja de Nossa Senhora...
Valorlis aposta na inovação tecnológica para otimizar a recolha de resíduos
A Valorlis, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos ...
Bênção dos bebés nas paróquias da Batalha e Reguengo do Fetal
Um grupo de 25 bebés das paróquias da Batalha e do Reguengo do Fetal foi apresentado pelas f...