“Joia da Batalha” quer ser uma das “7 Maravilhas”

O Mosteiro do Leitão candidatou ao concurso “7 Maravilhas Doces de Portugal” um doce que batizou de “Joia da Batalha”, composto com geleia de ginja e chocolate.

“A proposta foi inspirada em sete reis de Portugal que passaram pelo Mosteiro de Santa Maria da Vitória”, explica o restaurante, situado no Casal da Amieira, na Batalha, adiantando que é “feita sob a tradicional receita do macaron, contendo um inigualável sabor a ginja, transformado em geleia a partir da ginja de Óbidos Vila das Rainhas. E porque ginja rima com chocolate, o interior e exterior não passam despercebidos aos verdadeiros fãs do cacau. Acresce ainda folha de ouro comestível”.

“As características da “Joia da Batalha” elevam o palato a um verdadeiro banquete real”, salienta o Mosteiro do Leitão na sua página no Facebook.

As categorias a concurso são: doces de território, bolo de pastelaria, doce de colher e doce à fatia, biscoitos e bolos secos, doces festivos, doces de fruta e mel e doces de inovação.

Este ano os candidatos são votados por cada um dos 18 distritos e duas regiões autónomas, com 20 programas em direto a realizar nos meses de julho e agosto. Há sete candidatos por distrito e regiões autónomas, num total de 140 doces, sendo que de cada programa na RTP sai um pré-finalista que passa às semifinais.

Um grande júri, órgão constituído por sete figuras do espaço mediático, será responsável pela repescagem de oito candidatos que se irão juntar aos 20 pré-finalistas.

Os 28 pré-finalistas são divididos por sorteio pelas duas semifinais, nos dias 24 e 31 de agosto, dois programas em direto na RTP1. Em cada semifinal são apurados os sete doces.

A gala finalíssima decorre a 7 de setembro de 2019 e será transmitida pela RTP1. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos sete doces pelos portugueses como “7 Maravilhas de Portugal”.


NESTA SECÇÃO

Loja do Cidadão atende mais de sete mil por mês

A Loja do Cidadão da Batalha atendeu 175.508 cidadãos repartidos pelos seus diversos serviço...

Casa do Mimo já tem viatura do Orçamento Participativo

A Casa do Mimo apresentou a viatura adquirida com a verba disponibilizada pelo Orçamento Par...

Câmara aprova voto de pesar pelo senhor Mário Costa

A Câmara da Batalha deliberou aprovou, na reunião de 4 de março, um voto de pesar pelo falec...