“Joia da Batalha” quer ser uma das “7 Maravilhas”

O Mosteiro do Leitão candidatou ao concurso “7 Maravilhas Doces de Portugal” um doce que batizou de “Joia da Batalha”, composto com geleia de ginja e chocolate.

“A proposta foi inspirada em sete reis de Portugal que passaram pelo Mosteiro de Santa Maria da Vitória”, explica o restaurante, situado no Casal da Amieira, na Batalha, adiantando que é “feita sob a tradicional receita do macaron, contendo um inigualável sabor a ginja, transformado em geleia a partir da ginja de Óbidos Vila das Rainhas. E porque ginja rima com chocolate, o interior e exterior não passam despercebidos aos verdadeiros fãs do cacau. Acresce ainda folha de ouro comestível”.

“As características da “Joia da Batalha” elevam o palato a um verdadeiro banquete real”, salienta o Mosteiro do Leitão na sua página no Facebook.

As categorias a concurso são: doces de território, bolo de pastelaria, doce de colher e doce à fatia, biscoitos e bolos secos, doces festivos, doces de fruta e mel e doces de inovação.

Este ano os candidatos são votados por cada um dos 18 distritos e duas regiões autónomas, com 20 programas em direto a realizar nos meses de julho e agosto. Há sete candidatos por distrito e regiões autónomas, num total de 140 doces, sendo que de cada programa na RTP sai um pré-finalista que passa às semifinais.

Um grande júri, órgão constituído por sete figuras do espaço mediático, será responsável pela repescagem de oito candidatos que se irão juntar aos 20 pré-finalistas.

Os 28 pré-finalistas são divididos por sorteio pelas duas semifinais, nos dias 24 e 31 de agosto, dois programas em direto na RTP1. Em cada semifinal são apurados os sete doces.

A gala finalíssima decorre a 7 de setembro de 2019 e será transmitida pela RTP1. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos sete doces pelos portugueses como “7 Maravilhas de Portugal”.


NESTA SECÇÃO

Padre deixa a Batalha após 38 anos na paróquia

O padre José Gonçalves deixa a Batalha, 38 anos após ter assumido os destinos da paróquia, n...

Bolsas duplicam para alunos que forem para os Açores

A Câmara da Batalha anunciou que vai duplicar o valor das bolsas de estudo a atribuir aos jo...

Escola requalificada abre portas a projeto sempre inacabado

A obra de requalificação da Escola Básica e Secundária da Batalha foi inaugurada no dia 7 de...