Joanete - Hallux Valgus

Está cansado de trocar de calçado por causa do seu joanete? Nesta edição aborda-se esta patologia que limita o caminhar de vários leitores.

Joanete, de termo científico hallux valgus, é um desequilíbrio biomecânico de todo pé. É geralmente conhecido como a proeminência que se forma na região lateral do dedo grande do pé – hallux. O hallux sofre uma alteração progressiva da sua orientação em direção ao segundo dedo (valgismo) que gera processo inflamatório e, consequentemente dor, vermelhidão e aumento do volume da articulação.

Podem existir ainda alterações da sensibilidade nesta zona do pé. A severidade dos sintomas e a evolução da lesão são muito variáveis de caso para caso, habitualmente o primeiro sinal que surge é a deformidade do hallux sem dor associada. Hallux valgus é a disfunção mais comum no ante pé, com prevalência estimada de 23 a 35 por cento. Gould et al refere uma incidência duas a quatro vezes maior nas mulheres e que a incidência aumenta proporcionalmente com a idade.

Investigadores afirmam que este problema tem forte caráter genético. Filhos de pais com joanete têm maior probabilidade de desenvolvê-lo. Hallux valgus é conhecido por ter numerosas etiologias, incluindo fatores biomecânicos, traumáticos e metabólicos.

O uso de calçado inadequado pode potenciar a evolução desta lesão. Saltos altos e sapatos com a extremidade dos dedos mais apertada são os que mais agravam o desvio dos dedos. É fulcral o uso de calçado confortável e adaptado de modo a evitar maior pressão nesta região do pé.

Esta patologia deverá ser avaliada por um médico especialista em disfunções do pé a fim de ser prescrito o tratamento mais indicado para o caso. Como a Fisioterapia o pode ajudar? Permite o controlo do processo inflamatório que se gera nesta região do pé; elimina as dores relacionadas com esta patologia; melhora a mobilidade das articulações dos dedos e pé; prescreve exercícios de fortalecimento dos músculos intrínsecos do pé com o intuito de criar maior estabilidade da articulação, e aumenta a funcionalidade do utente para as exigências do seu dia-a-dia.

A Fisioterapia tem um papel importante no tratamento dos sintomas associados ao Joanete. O utente deverá fazer tratamentos com alguma regularidade de modo a manter os sintomas controlados.

O uso do calçado confortável e adequado é fundamental para qualquer individuo independentemente de ter ou não alguma patologia ao nível do pé, prevenindo deste modo outras disfunções.

João RamosFisioterapeuta


NESTA SECÇÃO

Lançamento da Associação de Utentes da USF Condestável – “Batalha pela Saúde”

A nova Associação de Utentes da USF Condestável – “Batalha pela Saúde” foi lançada recenteme...

A pergunta para um milhão de euros: e quando vai deixar de fumar?

A pergunta ecoa pelo consultório. Segue-se um momento de silêncio ou um suspiro. Outras v...

DPOC: um desafio de saúde pública

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) obriga a cuidados especializados de saúde. É, ta...