Jardoeira tem um dos maiores complexos de padel do país

Um dos maiores clubes de padel indoor do país, o Padel XXL, começou a funcionar no dia cinco de abril na Zona Industrial da Jardoeira, com 10 campos ao dispor dos praticantes da modalidade, após um investimento de 300 mil euros.

O complexo desportivo tem uma área de mais de 3.000m2 e a sua dimensão apenas encontra comparação no Padel Inn, em Vila Nova de Gaia. Dois dos campos são panorâmicos e têm relva igual à do World Padel Tour – o circuito internacional de padel.

O projeto tem como sócios Bruno Ferreira, de 23 anos, e os pais, Maria da Luz Ferreira e Fernando Ferreira. O jovem começou a jogar há menos de um ano, mas de imediato ficou apaixonado pela modalidade. Daí à concretização da vontade de inovar neste desporto na zona centro e ao nascimento do Padel XXL foi um passo, tanto mais que a região de Leiria contava apenas uma dúzia de campos.

Os praticantes podem alugar os campos ou fazer parte da academia, que conta também um espaço para crianças (Espaço Kids) – os pais podem jogar enquanto os miúdos ficam a brincar – e uma zona de “lounge” bar com “snacks”. Há ainda uma loja, “com quatro ou cinco marcas de referência da modalidade, com raquetes, ténis e têxteis”.

Além do foco nas condições técnicas, o espaço aposta no ensino com a Academia XXL, com a “formação de novos jogadores, numa equipa de alta competição bem posicionada no ranking nacional”, segundo Bruno Ferreira.

O padel é um desporto de raquetes, jogado a pares, utilizando raquetes maciças (sem rede) e bolas próprias. A contagem de pontos apresenta bastantes semelhanças com a do ténis, nomeadamente no sistema de pontuação. A principal diferença consiste no “court” que está envolvido por paredes, sendo que a bola pode ressaltar e de seguida ser jogada, à semelhança do squash.

Em Portugal estima-se que existam 80 mil praticantes ocasionais e regulares e mais de 400 campos, de acordo com a Federação Portuguesa de Padel.

 


NESTA SECÇÃO

Afinal o Amarense não vai disputar o principal escalão de futsal

O Amarense não integra a lista de clubes licenciados para as competições da Federação Portug...

Município garante que Amarense tem condições para disputar 1ª divisão

O Município da Batalha esclareceu ao início da tarde desta terça-feira, dia 22, que o “Amare...

Amarense: “Vamos até às últimas instâncias pelo reconhecimento do nosso mérito”

A Associação Recreativa Amarense anunciou a meio da tarde desta terça-feira, dia 22, que “va...