A Opinião de António Lucas

Ex-presidente da Câmara da Batalha

Investimentos prioritários

É muito vulgar ler ou ouvir que os investimentos em infraestruturas públicas estão feitos e os municípios não precisam de fazer mais, sendo as suas atividades e investimentos muito mais imateriais.

Haverá alguma razão nesta afirmação em relação a determinados investimentos. No entanto, outros existem que estando efetuados e em funcionamento, estão a atingir, ou até já ultrapassaram, o seu período de vida útil. Refiro-me concretamente as redes de abastecimento de água e de saneamento.

O nosso concelho tem diversas redes de abastecimento de água, que já esgotaram, ou estão a esgotar a sua vida útil, e salvo erro ou omissão, o orçamento municipal não contempla grandes investimentos nesta área. Será muito importante que a curto prazo estes investimentos de rejuvenescimento dos sistemas de abastecimento de água se concretizem, sob pena da qualidade do serviço se degradar fortemente, colocando em causa a qualidade de vida dos cidadãos e o potencial produtivo das empresas.

São investimentos caros, que aquando da sua execução são chatos e complicam a vida aos cidadãos, provocando restrições na circulação, lama no inverno e pó no verão, mas são fundamentais e demoram tempo a planear e muito mais a executar. São também caros.

No entanto são imprescindíveis e nos tempos que correm não podemos viver sem eles.

Por outro lado, a idade avançada implica, por mais cuidados que existam na gestão dos sistemas de abastecimento, uma enorme perda de água, inaceitável em tempos de crises climáticas cada dia mais intensas e frequentes.

O sistema de abastecimento de água da Batalha já tem algumas redundâncias e alternativas, entre captações próprias e abastecimento através da EPAL, por via da água de Castelo de Bode.

Este trabalho deve ser continuado, mantendo as nossas captações em funcionamento, como alternativa a alguma emergência que ocorra em Castelo de Bode.

Este é o trabalho que não se vê, mas é mais importante do que todo o que aparece na comunicação social com muito ênfase, porque é este que dá sustentabilidade e competitividade amanhã, um amanhã que chegará mais depressa do que talvez pensemos.

Não nos esqueçamos que existem ainda quilómetros de rede em fibrocimento e apesar de sabermos que não acarreta problemas de saúde para os consumidores da água, são tubagens com a vida útil esgotada e são perigosas sim para quem contacta com elas na reparação de uma rutura se não usarmos equipamentos de proteção individual adequados.

Estes deverão ser investimentos prioritários. Fica a sugestão.


NESTA SECÇÃO

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...

Fumeiro e legumes cozidos qual é o resultado?

Com este tempo de chuva e cinzento só apetece comida quente de tacho como o cozido à portugu...