Investimento superior a 700 mil euros melhora eficiência energética das piscinas

A autarquia da Batalha anunciou que as piscinas municipais “vão beneficiar de diversas intervenções com o intuito de melhorar significativamente a sua eficiência energética”, no âmbito de um projeto que considera “ambicioso”.

“As intervenções a executar, estimadas em 700 mil euros acrescidos de IVA, vão permitir reduzir significativamente o consumo de energia primária, através da instalação de maquinaria e equipamentos mais eficientes, apostando na produção de energia renovável”, adiantou o município em comunicado, no dia 12 de setembro, adiantando.

Os trabalhos incluem a total reformulação da central térmica e o fornecimento de caldeira de condensação para águas quentes sanitárias, a instalação de ventilação dos balneários e zonas adjacentes e a substituição parcial dos vãos envidraçados.

Dos trabalhos a executar constam ainda a instalação na cobertura do edifício de painéis fotovoltaicos que “gerarão uma potência máxima em Wp (Watt-pico) de 101500”, estando também previsto a substituição de sistema de filtragem e de tratamento de água, a implementação de um sistema de gestão integrada centralizada que comandará todos os equipamentos e a reformulação da rede de gás.

“Esta é a intervenção nas piscinas municipais da Batalha mais profunda e transversal que alguma vez foi executada após a abertura deste equipamento há mais de 30 anos”, destaca o município.

Para além da substituição de maquinaria, “cujos custos de manutenção assumem há vários anos encargos consideráveis” para o município, “destaca-se nesta intervenção a aposta na eficiência energética e da autoprodução de energia”.

De acordo com o cronograma dos trabalhos, as intervenções a efetuar compreendem um prazo de 150 dias (quatro meses), sendo que a generalidade “não implicará o encerramento das piscinas”.

O município já procedeu à elaboração de candidatura a fundos comunitários com o intuito de beneficiar de um incentivo a fundo perdido de 85% face ao investimento a realizar.

 

Características

 

o complexo localizado na vila da Batalha é constituída por dois tanques confinados, com água aquecida, filtrada, desinfetada e com controlo físico-químico e bacteriológico. Os tanques desportivos, homologados pela Federação Portuguesa de Natação, apresentam as seguintes caraterísticas: Tanque grande – 25x12.5m; máxima profundidade 1.80m; mínima profundidade 1.10m; plano de água 312.5m2; volume de água 460 m3; temperatura 28ºC. Tanque pequeno – 12.5x8m; máxima profundidade 1.10m; mínima profundidade 0.70m; plano de água 100m2; volume de água 77 m3; temperatura 30ºC. As piscinas municipais estão ainda munidas de sanitários femininos com lavatórios e cabinas com sanita, sanitários masculino com lavatórios, cabinas com sanita e urinóis, quatro balneários com espaços diferenciados para crianças e acompanhantes com chuveiros coletivos e duches em cabina individual e uma zona de secadores de mãos e de cabelo.

 


NESTA SECÇÃO

Pai e filha bebé residentes na Batalha morrem em acidente, funeral marcado

O homem e a sua filha de dois meses que morreram no acidente ocorrido na Estrada Atlântica, ...

Região pede financiamento para seis projetos que considera fundamentais desenvolver

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIM Região de Leiria) revelou no dia 25 de ...

Valorlis premeia escolas com melhor desempenho ambiental

  Os 55 estabelecimentos de ensino que participaram no Programa Ecovalor ano letivo 2021/...