Investigação revela cores da Capela do Fundador

Um projeto científico inovador, intitulado Policromia Monumental, procura descobrir as cores e texturas do túmulo de Dom João I e Dona Filipa de Lencastre, na Capela do Fundador, no Mosteiro da Batalha.

A investigação, revelada na última edição da revista do National Geographic (Portugal, 28 de fevereiro) pretende “compreender melhor a extensão, significado simbólico e material da cor no plano religioso, familiar e político” no monumento.

Joana Ramôa, investigadora do Instituto de História de Arte da Universidade Nova de Lisboa e responsável científica do projeto, explica à revista que “a análise da policromia abre um novo campo de estudo – é um 'tubo de ensaio patrimonial'!

É a primeira vez que é conduzida em Portugal em arquitetura e escultura medieval, com o ensaio de novas técnicas e metodologias de trabalho. A história também se materializa nas estruturas, na sua cor, nos pigmentos utilizados!”

“Apesar de aparentemente desprovida de cor, a pedra natural na Capela do Fundador encerra vestígios de policromia que só um olhar atento deteta, especialmente em pequenos interstícios da pedra, onde o acesso é difícil”, adianta Joana Ramôa.

“Através da tecnologia de laser scan e fotogrametria, que cria nuvens de pontos, o primeiro resultado visível é o modelo 3D de toda a capela. Na realidade, é uma técnica fotográfica avançada que permite analisar o espaço tridimensionalmente, em diferentes perspetivas. E já tem uma aplicação prática: será instalado ali um ecrã interativo de grandes dimensões, com a imagem em 3D da sala colorida virtualmente, tal como ela terá sido construída originalmente”, conta a revista.

No projeto estão envolvidos o Laboratório Hércules, Instituto Português de Heráldica, o Instituto Politécnico de Leiria e a Universidade Nova de Lisboa.

A equipa é composta por arqueólogos, historiadores de arte, especialistas em heráldica, químicos e designers. Foto: National Geographic


NESTA SECÇÃO

Destino de alguns valores do Mosteiro de Santa Maria da Vitória

Universalidade de Portugal Não sei se Portugal pode cumprir outra missão, servir ou...

Exposição liga Batalha aos principados romenos

Está patente no mosteiro uma exposição intitulada “Os principados romenos no tempo da constr...

Infante D. Henrique, Imperador de novos mares e de novos céus

Infante D. Henrique   “Talant de bien faire”   Tive a vocação do bem.   ...