Investidos 150 mil euros em casa para estudantes

A câmara municipal anunciou no dia 9 deste mês a aquisição do imóvel conhecido por “Casa da Obra”, localizado na rotunda das Brancas, na Batalha, para a instalação de uma residência para estudantes.

A decisão resulta de uma parceria com o Instituto Politécnico de Leiria, que visa a concretização de um projeto de residências de estudantes.

Os últimos dados publicados apontam para rácio de cobertura dos alunos deslocados face às camas disponíveis de 14%.

O imóvel acolheu, no período do pós 25 de abril, famílias regressadas das ex-colónias ultramarinas e foi, muito antes, utilizado aquando da origem da Empresa Mineira do Lena, que geriu Couto Mineiro do Lena, tendo servido de residência aos encarregados das Minas das Barrojeiras.

A aquisição do imóvel e da área circundante representa um investimento do município de 150 mil euros, destacando-se as a proximidade às principais vias rodoviárias que ligam a Batalha a Fátima e a Porto de Mós.

No que concerne à construção da residência para estudantes, a autarquia pondera financiar este projeto através do recurso ao programa IFRRU 2020.

Para o presidente da câmara, “a aquisição deste imóvel representa para a autarquia a preservação de um legado de memória que é bastante representativo para os Batalhenses”.

Por outro lado, Paulo Paulo Batista Santos defende que a instalação de uma residência para estudantes “constitui mais um projeto de grande interesse para a Batalha e para a região”.

Este projeto, em conjunto com o alojamento criado no edifício municipal Dr. Gens, já em fase de execução, vai permitir a oferta de "cerca de 60 alojamentos" para estudantes do Politécnico de Leiria.


NESTA SECÇÃO

Autarquia quer travar explorações junto às pedreiras históricas

A Câmara da Batalha reafirmou em meados de maio “a sua determinação em manter as medidas de ...

Bolsas duplicam para alunos que forem para os Açores

A Câmara da Batalha anunciou que vai duplicar o valor das bolsas de estudo a atribuir aos jo...

Escola requalificada abre portas a projeto sempre inacabado

A obra de requalificação da Escola Básica e Secundária da Batalha foi inaugurada no dia 7 de...