Município da Batalha - Museu da Comunidade Concelhia da Batalha

Espaço do Museu

Inclusão e diversidade nas Jornadas Europeias do Património

As Jornadas Europeias do Património (JEP), decorrerão este ano, no período de 24 de setembro a 3 de outubro, sob o tema Património Inclusivo e Diversificado, oferecendo um vasto programa de atividades em todo o país.

Depois da edição de 2020, norteada sob o pertinente tema da Educação, este ano é a inclusão que dá o mote às iniciativas.

Reduzir obstáculos físicos, culturais ou sociais que impeçam os cidadãos de aceder à participação cultural faz parte dos objetivos do evento, aliando-se à formação e sensibilização dos participantes.

Privilegiam-se ainda as iniciativas que procurem chegar a um público mais diversificado e em particular aos mais jovens, que se pretende sensibilizar, para o valor do património cultural.

De entre as iniciativas, a decorrer por toda a Europa, as entidades que gerem o património dinamizam visitas guiadas a museus e monumentos, oficinas, atividades educativas, palestras, ações multimédia, espetáculos, entre muitas outras atividades que aliam património ao conhecimento e ao bem-estar.

As JEP, têm pois, um importante relevo no envolvimento das pessoas em torno do seu património cultural. Em Portugal, é a Direção-Geral do Património Cultural quem faz a mediação, convidando as entidades nacionais e locais a participar nestas jornadas, através da dinamização de diversas atividades, apoiando-as e partilhando-as através das suas plataformas designadamente o site www.patrimoniocultural.gov.pt.

Refira-se que as Jornadas Europeias do Património (JEP) foram criadas em 1991 pelo Conselho da Europa, com o apoio da União Europeia, e são organizadas em mais de 50 países e regiões.

O município da Batalha, através do MCCB, associa-se às comemorações, com um programa a divulgar nas plataformas do município e do museu, apelando à participação de todos. Recorde-se que, até ao final do mês de setembro, as entradas no MCCB são gratuitas.

 

 

 

 

 


NESTA SECÇÃO

“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”

(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...