Município da Batalha - Museu da Comunidade Concelhia da Batalha

Espaço do Museu

Inclusão e diversidade nas Jornadas Europeias do Património

As Jornadas Europeias do Património (JEP), decorrerão este ano, no período de 24 de setembro a 3 de outubro, sob o tema Património Inclusivo e Diversificado, oferecendo um vasto programa de atividades em todo o país.

Depois da edição de 2020, norteada sob o pertinente tema da Educação, este ano é a inclusão que dá o mote às iniciativas.

Reduzir obstáculos físicos, culturais ou sociais que impeçam os cidadãos de aceder à participação cultural faz parte dos objetivos do evento, aliando-se à formação e sensibilização dos participantes.

Privilegiam-se ainda as iniciativas que procurem chegar a um público mais diversificado e em particular aos mais jovens, que se pretende sensibilizar, para o valor do património cultural.

De entre as iniciativas, a decorrer por toda a Europa, as entidades que gerem o património dinamizam visitas guiadas a museus e monumentos, oficinas, atividades educativas, palestras, ações multimédia, espetáculos, entre muitas outras atividades que aliam património ao conhecimento e ao bem-estar.

As JEP, têm pois, um importante relevo no envolvimento das pessoas em torno do seu património cultural. Em Portugal, é a Direção-Geral do Património Cultural quem faz a mediação, convidando as entidades nacionais e locais a participar nestas jornadas, através da dinamização de diversas atividades, apoiando-as e partilhando-as através das suas plataformas designadamente o site www.patrimoniocultural.gov.pt.

Refira-se que as Jornadas Europeias do Património (JEP) foram criadas em 1991 pelo Conselho da Europa, com o apoio da União Europeia, e são organizadas em mais de 50 países e regiões.

O município da Batalha, através do MCCB, associa-se às comemorações, com um programa a divulgar nas plataformas do município e do museu, apelando à participação de todos. Recorde-se que, até ao final do mês de setembro, as entradas no MCCB são gratuitas.

 

 

 

 

 


NESTA SECÇÃO

IVA – Direito à dedução – Atividade de transporte de mercadorias

Pretendo dar a conhecer alguns dos principais benefícios fiscais ligados ao sector do transp...

Abundância de produção de tomate

Neste mês ainda se colhe a abundância das plantas/sementes lançadas à terra na primavera, e ...

Um outono que apela à proximidade e colaboração entre vizinhos

Chegou o Outono, e com ele um novo ciclo começa. Se repararmos com atenção, percebemos que a...