IMI: moradores da Batalha poupam 852 mil euros

A Câmara da Batalha vai propor à Assembleia Municipal a manutenção da taxa mínima prevista na lei, de 0,30%, de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) no próximo ano, o que representa “uma diminuição de receita estimada em 852 mil euros”.

A taxa do IMI foi reduzida em 2014 de 0,35 para 0,30 e, acrescendo o valor previsto para 2018, o município “abdica de 2,5 milhões de euros de receita, que devolve às famílias e às empresas”, explica a câmara, num comunicado divulgado na terça-feira, 14.

“O nosso objetivo é manter uma política de impostos locais baixos e que favoreçam as famílias que residem no concelho, realizado de forma responsável e sem comprometer o equilíbrio das contas municipais”, adianta o presidente da autarquia, Paulo Batista Santos.

A autarquia quer, por outro lado, “aumentar para o triplo o valor da taxa nos prédios urbanos em ruínas, e a uma majoração em 50% aplicável aos prédios rústicos com áreas florestais em situação de abandono, como medida de prevenção aos fogos florestais”, refere o comunicado.

Outra proposta visa a “isenção parcial de 50% na taxa do IMI a aplicar aos prédios de interesse público das coletividades, organizações não governamentais e associações não lucrativas”, com sede na Batalha.

O município aprovou ainda a manutenção do IMI familiar, com deduções crescentes por número de filhos a cargo do agregado familiar.


NESTA SECÇÃO

Oonify distinguida nos Prémios Lusófonos da Criatividade

A agência de comunicação com sede na Nazaré Oonify, - que tem como business account manager ...

Onze empresas do concelho no “Top 5% Melhores PME de Portugal”

O Concelho da Batalha está representado por 11 empresas no “Top 5% Melhores PME de Portugal”...

Empresários reclamam medidas urgentes para enfrentar adversidades do próximo ano

“Mais de meia sessenta de empresários do concelho participaram nas sessões sectoriais realiz...