A Opinião de Samuel Remédios

Membros Iniciativa Liberal da Batalha

Ilusionismo socialista

De acordo com o instituto Nacional de Estatística, o índice de preços no consumidor atingiu níveis recorde, contabilizando um aumento da inflação para 9,3% no mês de setembro. De forma simplista, significa que com 1 euro se compra menos hoje do que ontem. Então, de forma direta, sem redução de impostos, as famílias estão a ser altamente penalizadas com uma austeridade à esquerda.

Bem sabemos que o Partido Socialista não gosta da palavra austeridade e tenta camuflar com truques e manobras de ilusionismo como só o PS sabe fazer. Vejamos as duas principais medidas de combate à inflação que foram propostas pelo governo:

Em primeiro, o pacote anunciando o aumento extraordinário das pensões no mês de outubro. Lendo as letras “grossas” parece que os pensionistas vão ter um aumento de rendimentos, mas será assim? Na verdade, não passa de um simples adiantamento para depois ser retirado em 2023 e muito mais em 2024 e 2025. Este montante será então tributado, mas não será somado à pensão regular, pelo que não poderá levar a um salto no escalão e na taxa aplicada. No próximo ano, a atualização das pensões em 2023 será assim mais reduzida, ficando abaixo da taxa de inflação.

No caso dos 125 euros entregues durante o mês passado, é devolver apenas uma migalha dos impostos arrecadados durante todo o ano. Num ano em que a arrecadação fiscal foi absolutamente extraordinária, em que houve também uma subida de impostos muito à conta da inflação, o estado entrega apenas uma ínfima parte dessa receita que ainda vai ser tributado em IRS.

Agora isto faz nos pensar: será melhor baixar os impostos colocando o dinheiro diretamente nas famílias ou tributar tudo e devolver em voucher e subsídios? Sempre ouvi dizer que o bom pai não é aquele que dá o peixe, mas antes aquele que ensina a pescar. Este pacote é o inverso. Dá o peixe de uma forma generalizada, em vez de criar condições para que todos o possam pescar sós, ficando rapidamente com a metade daqueles que sozinhos aprenderam a pescar.

Eis o socialismo na sua génese.


NESTA SECÇÃO

“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”

(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...