“Hospital da Bonecada” atendeu 210 crianças em idade pré-escolar

Os estudantes voluntários do 4.º ano da licenciatura em enfermagem da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria (ESSLei/IPLeiria) montaram no dia 21 de abril um “Hospital da Bonecada” para 210 crianças em idade pré-escolar de dez infantários da região da Batalha.

Através de atividades lúdicas, culturais e pedagógicas, que decorreram entre as 9h30 e as 16h00, os voluntários desmistificaram o contexto hospitalar, que muitas vezes está associado a medo, dor e trauma.

As crianças contactaram com o ambiente hospitalar, de prestação de cuidados de saúde e familiarizaram- se com este novo panorama, bem como a interação com os profissionais de saúde, instrumentos e procedimentos.

“Esta iniciativa contribuiu para dar uma nova abordagem às crianças sobre o meio hospitalar e as práticas comuns que lhe são inerentes, bem como contribuiu para que os estudantes de enfermagem desenvolvessem um pensamento crítico e reflexivo para a resolução de problemas e capacidades de conceção, planeamento, execução e avaliação de programas de intervenção, orientados para crianças”, explicou Clarisse Louro, diretora da ESSLei/ IPLeiria.

A iniciativa foi organizada pela direção do Agrupamento de Escolas da Batalha, e o “Hospital da Bonecada” foi supervisionado por uma equipa pedagógica de docentes do Departamento de Ciências de Enfermagem da ESSLei/ IPLeiria.


NESTA SECÇÃO

Bênção dos bebés nas paróquias da Batalha e Reguengo do Fetal

Um grupo de 25 bebés das paróquias da Batalha e do Reguengo do Fetal foi apresentado pelas f...

Bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos da igreja da Golpilheira

A celebração da bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos, na Igreja de Nossa Senhora...

Valorlis aposta na inovação tecnológica para otimizar a recolha de resíduos

  A Valorlis, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos ...