“Hospital da Bonecada” atendeu 210 crianças em idade pré-escolar

Os estudantes voluntários do 4.º ano da licenciatura em enfermagem da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria (ESSLei/IPLeiria) montaram no dia 21 de abril um “Hospital da Bonecada” para 210 crianças em idade pré-escolar de dez infantários da região da Batalha.

Através de atividades lúdicas, culturais e pedagógicas, que decorreram entre as 9h30 e as 16h00, os voluntários desmistificaram o contexto hospitalar, que muitas vezes está associado a medo, dor e trauma.

As crianças contactaram com o ambiente hospitalar, de prestação de cuidados de saúde e familiarizaram- se com este novo panorama, bem como a interação com os profissionais de saúde, instrumentos e procedimentos.

“Esta iniciativa contribuiu para dar uma nova abordagem às crianças sobre o meio hospitalar e as práticas comuns que lhe são inerentes, bem como contribuiu para que os estudantes de enfermagem desenvolvessem um pensamento crítico e reflexivo para a resolução de problemas e capacidades de conceção, planeamento, execução e avaliação de programas de intervenção, orientados para crianças”, explicou Clarisse Louro, diretora da ESSLei/ IPLeiria.

A iniciativa foi organizada pela direção do Agrupamento de Escolas da Batalha, e o “Hospital da Bonecada” foi supervisionado por uma equipa pedagógica de docentes do Departamento de Ciências de Enfermagem da ESSLei/ IPLeiria.


NESTA SECÇÃO

Festas da Batalha atraíram 60 mil pessoas

As Festas da Batalha, que terminaram este domingo, 18, “terão atraído à vila mais de 60 mil ...

Batalha distingue cidadãos exemplares com medalhas de mérito

A autarquia da Batalha homenageou com medalhas de mérito, na sessão solene do Dia do Municíp...

28º Jantar da diáspora batalhense marcado para 16 de novembro

No 28º Jantar Anual de Confraternização da Diáspora Batalhense está marcado para o dia 16 de...