Joana Pinto

Médica Interna de Medicina Geral e Familiar na USF Condestável (Batalha)

Hemorragia nasal, como atuar e prevenir?

Epistaxis é a designação médica atribuída à hemorragia nasal provocada pela rutura de vasos sanguíneos da região interna do nariz. As fossas nasais são bastante irrigadas, o que facilita que pequenos traumatismos ou a inflamação destes vasos resultem em hemorragia. Trata-se de uma situação comum, principalmente em crianças e idosos, mas que costuma causar grande ansiedade no doente e nos familiares. No entanto, na maioria dos casos, correspondem a uma hemorragia autolimitada e de fácil resolução.

São vários os fatores que podem causar uma hemorragia nasal, nomeadamente fatores locais, tais como, traumatismo da face ou manipulação digital do interior do nariz, corpos estranhos nasais, fontes de calor e ambientes secos, infeções respiratórias, uso de descongestionantes nasais ou inalação de produtos químicos (tintas, diluentes). Fatores sistémicos também podem ser a causa de uma hemorragia nasal, tais como, hipertensão arterial não controlada, alterações sanguíneas como hemofilia, medicamentos (anticoagulantes), tumores ou excesso de álcool.

Perante um episódio de hemorragia nasal deve manter a calma, sentar-se com o tronco ligeiramente inclinado para a frente, apertar a parte mole do nariz com o dedo indicador e o polegar imediatamente abaixo dos ossos nasais, fazendo um movimento de pinça, respirar pela boca e aplicar gelo na porção superior do nariz para diminuir o fluxo de sangue. Após cinco minutos deve avaliar se a hemorragia parou. Caso continue a sangrar, deve repetir novamente o procedimento durante 10 minutos. Com estas medidas, é possível resolver a maioria das hemorragias nasais, no entanto, se a hemorragia persistir deve ser observado por um médico.

Imediatamente após a hemorragia nasal estar controlada deve evitar manipular ou assoar vigorosamente o nariz, ingerir alimentos muito quentes, estar exposto a fontes de calor e praticar exercício físico durante as 24 horas seguintes.

Para prevenir novos episódios de hemorragia nasal deve atuar sobre alguns fatores de risco anteriormente descritos, nomeadamente, evitar a manipulação digital do nariz, não utilizar descongestionantes nasais durante períodos muito prolongados, manter os valores da tensão arterial controlados, avaliar a sua medicação junto do seu médico de família, hidratar o interior do nariz com lavagens com soro fisiológico ou água do mar e evitar a exposição prolongada a ambientes secos e fontes de calor.


NESTA SECÇÃO

Maioria tem falta de dentes e há mais a não irem ao dentista

Mais de 30% da população revela que nunca vai ao médico dentista ou apenas vai em caso de ur...

Crianças particularmente suscetíveis aos efeitos prejudiciais do tabaco

O tabaco é lesivo para quem fuma e para todos os que partilham o espaço poluído do fumo de t...

Tenho perdas de urina, e agora?

A incontinência urinária (IU) é uma situação patológica que resulta da incapacidade em armaz...