Joana Pinto
Médica Interna de Medicina Geral e Familiar na USF Condestável (Batalha)
Hemorragia nasal, como atuar e prevenir?
Epistaxis é a designação médica atribuída à hemorragia nasal provocada pela rutura de vasos sanguíneos da região interna do nariz. As fossas nasais são bastante irrigadas, o que facilita que pequenos traumatismos ou a inflamação destes vasos resultem em hemorragia. Trata-se de uma situação comum, principalmente em crianças e idosos, mas que costuma causar grande ansiedade no doente e nos familiares. No entanto, na maioria dos casos, correspondem a uma hemorragia autolimitada e de fácil resolução.
São vários os fatores que podem causar uma hemorragia nasal, nomeadamente fatores locais, tais como, traumatismo da face ou manipulação digital do interior do nariz, corpos estranhos nasais, fontes de calor e ambientes secos, infeções respiratórias, uso de descongestionantes nasais ou inalação de produtos químicos (tintas, diluentes). Fatores sistémicos também podem ser a causa de uma hemorragia nasal, tais como, hipertensão arterial não controlada, alterações sanguíneas como hemofilia, medicamentos (anticoagulantes), tumores ou excesso de álcool.


Perante um episódio de hemorragia nasal deve manter a calma, sentar-se com o tronco ligeiramente inclinado para a frente, apertar a parte mole do nariz com o dedo indicador e o polegar imediatamente abaixo dos ossos nasais, fazendo um movimento de pinça, respirar pela boca e aplicar gelo na porção superior do nariz para diminuir o fluxo de sangue. Após cinco minutos deve avaliar se a hemorragia parou. Caso continue a sangrar, deve repetir novamente o procedimento durante 10 minutos. Com estas medidas, é possível resolver a maioria das hemorragias nasais, no entanto, se a hemorragia persistir deve ser observado por um médico.
Imediatamente após a hemorragia nasal estar controlada deve evitar manipular ou assoar vigorosamente o nariz, ingerir alimentos muito quentes, estar exposto a fontes de calor e praticar exercício físico durante as 24 horas seguintes.
Para prevenir novos episódios de hemorragia nasal deve atuar sobre alguns fatores de risco anteriormente descritos, nomeadamente, evitar a manipulação digital do nariz, não utilizar descongestionantes nasais durante períodos muito prolongados, manter os valores da tensão arterial controlados, avaliar a sua medicação junto do seu médico de família, hidratar o interior do nariz com lavagens com soro fisiológico ou água do mar e evitar a exposição prolongada a ambientes secos e fontes de calor.
NESTA SECÇÃO

Lançamento da Associação de Utentes da USF Condestável – “Batalha pela Saúde”
A nova Associação de Utentes da USF Condestável – “Batalha pela Saúde” foi lançada recenteme...

Centro Hospitalar de Leiria recebeu CIMRL e apoio ao plano de investimento
O conselho de administração do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) recebeu, no dia 20 de outub...

Cuidados Paliativos para dignificar e melhorar a qualidade de vida de doentes e família
Celebra-se no próximo dia 8 de outubro o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos. É uma iniciati...