A Opinião de André Loureiro

Presidente do PSD da Batalha

Há mais vida para além do mosteiro…

Está adaptação da conhecida citação atribuída ao ex-presidente Jorge Sampaio – “há mais vida para além do défice” –, resume o essencial do objetivo assumido pelo atual presidente da câmara Raul Castro, que no dia da sua posse afirmou a necessidade de o Concelho da Batalha deixar de viver “à sombra do mosteiro”.

Não podia estar mais de acordo. Tenho para mim que esta é uma velha sensação da generalidade da população do concelho, porquanto observa com alguma desconfiança o excesso do centralismo da despesa municipal em torno do monumento. Em contrapartida, todos sabemos, que das receitas de bilheteira relativas aos visitantes, apenas uma pequena parte é reinvestida na dinamização de atividade, conservação e funcionamento do mosteiro, como inúmeras vezes tem sido motivo de queixa dos sucessivos responsáveis.

Um facto também indesmentível é a escassez de atividades culturais e de dinamização turística descentralizadas nas diferentes freguesias, inclusive na freguesia da Batalha, que dispõem de lugares e tradições com enorme potencial turístico, o que em minha opinião justifica uma mudança na abordagem sobre o turismo local.

No quadro de dificuldade que representou a Covid-19 – e ainda representa – surgiu a necessidade de refletir sobre um novo modelo de desenvolvimento dos destinos turísticos. Neste particular, a resposta a esta realidade reside num modelo de crescimento do turismo, em que os destinos estarão comprometidos com a sustentabilidade, com a coesão territorial e social, com a inovação, com o empreendedorismo e com a valorização das pessoas.

Todos os indicadores turísticos apontam que este ano será possível regressar à normalidade, com perspetiva de crescimento. Acredita-se que a pandemia de Covid-19 estará ultrapassada e as pessoas vão sentir-se mais seguras para viajar e o ecossistema turístico recuperará, o que tornará possível alcançar resultados próximos dos registados em 2018 e 2019.

Ora para podermos “apanhar o comboio” do crescimento da atividade turística inclusiva e sustentável, temos de ser criativos e ambiciosos, apostar nas nossas maiores riquezas que são as pessoas, o património cultural e natural, e ainda algumas tradições únicas associadas a eventos religiosos. Também sabemos que as receitas do turismo, seja através de compras no comércio ou pela dinamização da hotelaria e restauração, são essenciais para a economia local e cujos efeitos devem ser partilhados pelas diversas freguesias.

Por isso, ultrapassadas as contingências da pandemia, devemos promover o concelho como um todo, divulgar as belezas naturais e valorizar a produção local. Cada vez mais, os turistas procuram destinos sustentáveis, reconhecem atividades de preservação e valorização das comunidades residentes, com destaque para a descoberta da gastronomia, da agricultura, do artesanato e da cultura. Perante esta realidade, mais do que nunca, devemos valorizar os destinos com percursos pedestres, promover iniciativas culturais como a “Aldeia Pintada”, no lugar da Torre, ou ainda divulgar a riqueza natural das Grutas da Moeda, entre outros pontos de interesse turístico e evento tradicionais que suscitam o interesse dos “novos” turistas.

O turismo de massas que visita o mosteiro e segue no mesmo dia para outros destinos, naturalmente que deve ser bem acolhido, mas não pode ser o foco porque apenas serve para estatística nacional. Segundo a Booking.com (abr’22), 56% dos turistas jovens pretendem que a sua estada seja sustentável e procuram por destinos que valorizem as comunidades locais. Em conclusão, para crescermos na área do turismo, não basta vender muitos ingressos para que o Mosteiro seja muito visitado, é preciso que haja mais vida no resto do Concelho da Batalha.

 


NESTA SECÇÃO

“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”

(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...