José Travaços Santos
Baú da Memória
Há cem anos a primeira travessia aérea do Atlântico Sul
Foi há cem anos, entre 30 de Março e 17 de Junho de 1922, que dois oficiais portugueses, Comandante Sacadura Cabral e Almirante Gago Coutinho, levaram avante a primeira travessia aérea do Atlântico Sul.
Podemos dizer que foram na peugada dos descobridores portugueses dos Mares, dos séculos XV e XVI, em que sobressaem João Gonçalves Zarco, Tristão Vaz Teixeira, Gonçalo Velho, Diogo Cão, Bartolomeu Dias, Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral. Mas são centenas ou milhares, cujos nomes não caberiam nas páginas deste jornal.
A viagem teve vários precalços, inclusivamente obrigando à substituição dos aviões, recordo que se estava no início da aviação, um deles gravíssimo junto ao Penedo de São Pedro, já relativamente próximo do Brasil, perdendo-se a aeronave e quase se perdendo a vida dos dois heróicos oficiais. Valeu-lhes a pronta intervenção dos marinheiros do cruzador “República” que os aguardava.


Substituída a aeronave, o que levou o seu tempo pelo que só em 17 de Junho terminavam a façanha com a chegada ao Rio de Janeiro onde foram recebidos por uma multidão que os ovacionou em delírio.
Ora pelo que se vê, não há nada previsto para uma comemoração nacional à altura do notabilíssimo feito que teve, então, repercussão mundial.
Por onde anda o nosso orgulho e o nosso patriotismo? E por onde anda a educação cívica das novas gerações?
A imagem é reproduzida, com a devida vénia do opúsculo “Chegada do Lusitânia ao Penedo de S. Pedro em 18 de Abril de 1922”, do Almirante Sarmento Rodrigues.
NESTA SECÇÃO

“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”
(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede
Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido
Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...